Atalho: 6CSEKLH
Gostou do artigo? Compartilhe!

Vitamina E diminui a massa óssea por estimulação da fusão dos osteoclastos, em artigo da Nature Medicine

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Uma pesquisa realizada por cientistas japoneses, da Keio University, e publicada pela revista Nature Medicine, diz que a vitamina1 E pode diminuir a massa óssea por estimular a fusão dos osteoclastos2, células3 responsáveis pela reabsorção óssea.

A homeostase dos ossos é mantida pelo equilíbrio entre a formação óssea osteoblástica e reabsorção óssea osteoclástica. Os osteoclastos2 são células3 multinucleadas formadas a partir de suas células3 precursoras (pré-osteoclastos2). As vitaminas solúveis em gordura4 (ditas lipossolúveis), tais como a vitamina1 D, têm papel fundamental na manutenção da integridade do esqueleto5. No entanto, o papel da vitamina1 E na remodelação óssea é ainda desconhecido.

O presente estudo mostrou que ratos de laboratório, geneticamente modificados, com deficiência da proteína de transferência de α-tocoferol, têm elevada massa óssea como resultado da diminuição da reabsorção óssea. Ensaios indicaram que o α-tocoferol estimula a fusão dos osteoclastos2, independente da sua capacidade antioxidante, por indução da expressão de uma molécula essencial para a fusão dos osteoclastos2. Estes mesmos ratos alimentados com uma dieta com suplementação6 de α-tocoferol, que contém uma quantidade comparável de α-tocoferol aos suplementos consumidos por muitas pessoas, perdiam massa óssea.

Estes resultados mostram que a vitamina1 E é um determinante de massa óssea através da regulação da fusão dos osteoclastos2. Novas pesquisas precisam ser realizadas antes de serem alteradas as recomendações dietéticas atuais sobre o consumo de vitamina1 E.

Fonte: Nature Medicine, publicação online de 4 de março de 2012

 

 

NEWS.MED.BR, 2012. Vitamina E diminui a massa óssea por estimulação da fusão dos osteoclastos, em artigo da Nature Medicine. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/287945/vitamina-e-diminui-a-massa-ossea-por-estimulacao-da-fusao-dos-osteoclastos-em-artigo-da-nature-medicine.htm>. Acesso em: 26 nov. 2021.

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Osteoclastos: Célula que garante a destruição do tecido ósseo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
5 Esqueleto:
6 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
Gostou do artigo? Compartilhe!