Atalho: 67107UD
Gostou do artigo? Compartilhe!

Diabetes Care: menos de meio litro de água ao dia pode aumentar a glicemia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pessoas que bebem menos de 500 ml de água por dia podem ser mais propensas a desenvolver níveis glicêmicos mais altos, de acordo com estudo publicado pelo periódico Diabetes1 Care. O estudo demonstra uma correlação entre a ingestão de água e os níveis de glicose2 no sangue3, mas não prova a relação de causa e efeito entre eles. Suspeita-se de que o hormônio4 vasopressina possa estar envolvido.

Pesquisadores franceses descobriram que pessoas que tomam menos de 500 ml de água ao dia podem ter seus níveis glicêmicos aumentados. Estes achados foram publicados pelo periódico Diabetes1 Care.

A ingestão de água altera os níveis de vasopressina, um hormônio4 antidiurético, no sangue3. Pesquisadores franceses realizaram um estudo com 3.615 homens e mulheres de meia idade, com glicemia de jejum5 basal normal. O estudo teve nove anos de seguimento.

Durante o acompanhamento, houve 565 novos casos de hiperglicemia6 e 202 casos novos de diabetes mellitus7. A ingestão de água foi inversamente e independentemente associada ao risco de desenvolver hiperglicemia6.

Fonte: Diabetes1 Care, de 12 de outubro de 2011

NEWS.MED.BR, 2011. Diabetes Care: menos de meio litro de água ao dia pode aumentar a glicemia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/247490/diabetes-care-menos-de-meio-litro-de-agua-ao-dia-pode-aumentar-a-glicemia.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
5 Glicemia de jejum: Teste que checa os níveis de glicose após um período de jejum de 8 a 12 horas (frequentemente dura uma noite). Este teste é usado para diagnosticar o pré-diabetes e o diabetes. Também pode ser usado para monitorar pessoas com diabetes.
6 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
7 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

28/11/2011 - Complemento feito por SAMUEL
Re: Diabetes Care: menos de meio litro de água ao dia pode aumentar a glicemia
A ingestão de água , varia para cada pessoa, porém regras básicas, devem ser seguidas, como a ingestão de no mínimo 600 ml de água diariamente, pois menos que esta quantidade, os rins sofrem com as toxinas provenientes dos sangue circulante em suas células, pois todo o sangue sistêmico passa pelo rim , para ser filtrado ,sendo que uma baixa concentração de água , impede a dissolução de solutos que certamente irão causar danos as células renais, que com o passar do tempo acaba por perder sua função,com isso todas as funções renais são comprometidas, inclusive a síntese de vasopressina.

  • Entrar
  • Assinar