Dieta rica em fibras evita a síndrome metabólica em adolescentes americanos, publicado pelo Journal of the American Dietetic Association
Ainda não há consenso se a baixa ingestão de gordura saturada1 ou de colesterol2, ou o consumo elevado de fibras alimentares estão relacionados a uma menor prevalência3 de síndrome metabólica4 (SM) em adolescentes. O presente estudo mostrou que é mais importante uma dieta rica em fibras, para evitar a síndrome metabólica4, do que uma dieta com baixa ingestão de gorduras saturadas5 ou de colesterol2.
O estudo National Health and Nutrition Examination Survey 1999-2002 incluiu adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 a 19 anos (n=2.128).
Uma análise transversal foi realizada para determinar se uma dieta rica em fibras, medida por um índice de fibra (gramas de fibra/1.000 kcal) versus uma dieta com pouca ingestão de gordura saturada1 ou colesterol2, medida por um índice de gordura saturada1 (gramas de gordura saturada1/1.000 kcal) e um índice de colesterol2 (miligramas de colesterol2/1.000 kcal), respectivamente, está associada a menores taxas de síndrome metabólica4 entre adolescentes.
A prevalência3 de síndrome metabólica4 (valores anormais de três ou mais dos seguintes: circunferência da cintura, pressão arterial6, colesterol2, triglicérides7 e glicose8) foi comparada a uma divisão dos índices alimentares (índice de fibra, índice de gordura saturada1 e índice de colesterol2).
A prevalência3 global de SM foi de 6,4% (n = 138). Houve uma associação inversa entre o índice de fibras ingeridas e a síndrome metabólica4 (P < 0,001). Nem o índice de gordura saturada1 (P = 0,87), nem o índice de colesterol2 (P = 0,22) foram estatisticamente significativos na associação com a SM.
Concluiu-se que, quanto maior o consumo de fibras alimentares, menor a prevalência3 da síndrome metabólica4 entre os adolescentes avaliados. Estes achados sugerem que, para reduzir os riscos de síndrome metabólica4 nesta faixa etária, é mais importante enfatizar um paradigma que promova a inclusão de fibras na dieta do que focar na baixa ingestão de gordura9 total, colesterol2 ou de gordura saturada1.
Fonte: Journal of the American Dietetic Association, volume 111, de novembro de 2011