Pediatrics: propranolol diminui volume, coloração e elevação de hemangiomas infantis
Estudo controlado, randomizado1, publicado no periódico Pediatrics, mostrou que o uso de propranolol ajuda na redução de hemangiomas infantis no que diz respeito ao volume, coloração e elevação.
O estudo mostrou que o cloridrato de propranolol é um medicamento seguro e eficaz para o tratamento de hemangiomas infantis, levando à diminuição do volume, da coloração e da elevação da lesão2.
Quarenta crianças com idades entre 9 semanas e 5 anos, com hemangioma facial ou em locais com potencial para deformação estética, foram aleatoriamente designados para receber propranolol 2mg/kg por dia, dividido em três doses, por seis meses, ou solução oral de placebo3. Houve monitorização da frequência cardíaca, pressão arterial4 e da glicose sanguínea5. Eletrocardiograma6 basal, ecocardiograma7 e avaliações laboratoriais foram realizados. As crianças menores de 6 meses foram admitidas em hospital para acompanhamento após a primeira dose nas semanas 1 e 2.
Diferenças significativas na variação do volume foram observadas entre os grupos, com a maior diferença vista na 12ª semana. Diminuição significativa na vermelhidão e na elevação ocorreu no grupo que recebeu propranolol nas semanas 12 e 24 (P = 0,01 e 0,001, respectivamente). Não houve hipoglicemia8 significativa, hipotensão9 ou bradicardia10 com o uso da medicação. Uma criança descontinuou o estudo por causa de uma infecção11 do trato respiratório superior. Outros eventos adversos incluíram gastroenterite12, bronquiolite, infecção11 estreptocócica, extremidades frias, cárie dentária e distúrbios do sono.
Concluiu-se que o uso de 2mg/kg ao dia de cloridrato de propranolol administrado por via oral reduziu o volume, a cor e a elevação de hemangiomas infantis focais e segmentares em crianças menores de 6 meses e em crianças de até 5 anos de idade.
Fonte: Pediatrics – publicação online de 25 de julho de 2011