Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo publicado no JAMA: recomendação de evitar a ingestão de nozes, milho, pipoca ou sementes para prevenir complicações diverticulares deve ser reconsiderada

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) deste mês, estudo prospectivo1 relata que a ingestão de nozes, avelãs, castanhas, milho, pipoca ou sementes para prevenir complicações diverticulares não aumentou o risco de diverticulose2 ou de complicações diverticulares.

Participaram da pesquisa 47.228 homens, com idades entre 40 e 75 anos, que não tinham o diagnóstico3 de diverticulose2 ou de suas complicações, câncer4 ou de doença inflamatória intestinal no início do estudo. Eles foram acompanhados
durante 18 anos para observar a incidência5 de diverticulite6 e sangramento diverticular. Durante o estudo, apareceram 801 casos novos de diverticulite6 e 383 de sangramento diverticular.

Estes resultados mostram que a ingestão destes alimentos não aumentou o risco de diverticulose2 ou de complicações diverticulares em pacientes sem doença diverticular prévia. A recomendação de evitar estes alimentos para prevenir complicações diverticulares deve ser reconsiderada.

Fonte: JAMA – Edição de 8 Agosto de 2008

NEWS.MED.BR, 2008. Estudo publicado no JAMA: recomendação de evitar a ingestão de nozes, milho, pipoca ou sementes para prevenir complicações diverticulares deve ser reconsiderada. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/22340/estudo-publicado-no-jama-recomendacao-de-evitar-a-ingestao-de-nozes-milho-pipoca-ou-sementes-para-prevenir-complicacoes-diverticulares-deve-ser-reconsiderada.htm>. Acesso em: 26 jan. 2020.

Complementos

1 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
2 Diverticulose: Presença de pequenas bolsas que se projetam para fora da parede intestinal, chamadas divertículos. São mais comuns em pessoas idosas, geralmente são assintomáticos e a maioria localiza-se no cólon sigmóide (parte final do intestino grosso). Os divertículos podem sangrar ou infeccionar.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Diverticulite: Inflamação aguda da parede de um divertículo colônico. Produz dor no quadrante afetado (em geral o inferior esquerdo), febre, etc.Necessita de tratamento com antibióticos por via endovenosa e raramente o tratamento é cirúrgico.
Gostou do artigo? Compartilhe!