Gostou do artigo? Compartilhe!

A ingestão de suco de laranja mostrou maiores benefícios que a limonada para evitar a formação de cálculos renais

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um copo de suco de laranja ingerido diariamente pode prevenir a recorrência1 de cálculos renais de maneira mais efetiva que o uso de limonada ou outros sucos de frutas cítricas, relatam pesquisadores da UT Southwestern Medical Center.

O achado indica que embora muitas pessoas achem que sucos de frutas cítricas ajudem a prevenir a formação de cálculos renais, nem todos têm o mesmo efeito. Este estudo foi publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

O manejo da recorrência1 de cálculos renais exige mudanças na dieta e no estilo de vida assim como tratamento farmacológico como o uso de citrato de potássio, o qual reduz a formação de pedras em pacientes com história pregressa de pedras nos rins2.

Mas alguns pacientes não podem tolerar os efeitos colaterais3 gastrointestinais do citrato de potássio. Nestes casos, está recomendado incluir na dieta alimentos fonte de citrato, como o suco de laranja, por ser considerado uma alternativa ao tratamento farmacológico.

Todos os sucos cítricos contêm citrato. Os pesquisadores compararam o suco de laranja e a limonada e acharam que os componentes que acompanham o citrato podem altrerar a efetividade do suco em diminuir o risco de desenvolver novos cálculos renais.

Treze voluntários – alguns com história de cálculos outros não – participaram do estudo de 3 fases, cada uma durou uma semana com intervalo de 3 semanas entre elas. Em cada fase os 13 voluntários tomaram cerca de 350 ml de suco de laranja, limonada ou água três vezes ao dia. Eles também mantiveram uma dieta pobre em cálcio e oxalato. Amostras de sangue4 e urina5 foram colhidas durante cada fase. Os níveis de citrato na urina5 foram maiores na fase de ingestão do suco de laranja, assim como foi reduzida a cristalização de ácido úrico e oxalato de cálcio nesta fase. A limonada não elevou o níveis de citrato, um importante inibidor de formação de cálculos.

Fonte: University of Texas Southwestern Medical Center

NEWS.MED.BR, 2006. A ingestão de suco de laranja mostrou maiores benefícios que a limonada para evitar a formação de cálculos renais. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1874/a-ingestao-de-suco-de-laranja-mostrou-maiores-beneficios-que-a-limonada-para-evitar-a-formacao-de-calculos-renais.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
2 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
Gostou do artigo? Compartilhe!