Maior adesão à dieta MIND foi associada a um envelhecimento cerebral mais lento
Em um estudo de coorte1 prospectivo2, publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, a dieta MIND (Mediterranean-Dash Intervention for Neurodegenerative Delay), que combina elementos das dietas Mediterrânea e DASH (para redução da pressão arterial3), foi associada a alterações estruturais cerebrais relacionadas ao envelhecimento mais lentas.
Durante um acompanhamento mediano de 12,3 anos, adultos de meia-idade e idosos com maior adesão à dieta MIND apresentaram menor perda de substância cinzenta e menor aumento ventricular, relataram Changzheng Yuan, da Universidade de Zhejiang em Hangzhou, China, e seus colegas.
Para cada aumento de três unidades na pontuação da dieta MIND, houve um declínio mais lento do volume total de substância cinzenta, de 0,279 cm³ por ano (IC 95% 0,089-0,469), representando uma redução de 20,1% nas alterações relacionadas à idade e 2,5 anos a menos de envelhecimento cerebral ao longo de 12 anos.
Pessoas com pontuações mais altas da dieta MIND também apresentaram um aumento mais lento no volume do ventrículo lateral (-0,071 cm³ por ano, IC 95% -0,125 a -0,017) e no ventrículo lateral esquerdo (-0,041 cm³ por ano, IC 95% -0,070 a -0,013). Isso refletiu uma atenuação das alterações relacionadas à idade em aproximadamente 8,0% para o volume do ventrículo lateral e 8,8% para o ventrículo lateral esquerdo, o que equivale aproximadamente a um atraso de um ano no envelhecimento cerebral durante o período do estudo.
Saiba mais sobre "O processo de envelhecimento" e "O que é uma alimentação saudável".
“Há muito tempo, o público e a comunidade científica se interessam pela possibilidade da nossa dieta melhorar a saúde4 do cérebro5. Este estudo representa um grande passo nessa direção ao utilizar desfechos objetivos, graças à neuroimagem, e múltiplas avaliações da dieta e do volume cerebral ao longo de um longo período de tempo”, observou Mohammad Talaei, MD, da Queen Mary University of London, que não participou do estudo.
“Por um lado, sem evidências de estudos experimentais em humanos, seria difícil usar tais descobertas para fazer recomendações decisivas”, afirmou Talaei. “Por outro lado, as evidências observacionais continuam sendo a fonte de conhecimento mais viável por enquanto, e é por isso que as melhorias nos estudos observacionais são tão importantes.”
O padrão alimentar MIND preconiza o consumo regular de vegetais folhosos verdes e outros vegetais, frutas vermelhas, nozes, grãos integrais, azeite de oliva, aves, peixes e feijões; consumo limitado de manteiga e margarina, queijo, carne vermelha, doces, bolos e fast-food frito; e ingestão moderada de vinho.
Estudos anteriores associaram a dieta MIND a uma menor probabilidade de esclerose6 hipocampal e a volumes maiores de regiões subcorticais do cérebro5. Dados de ensaios clínicos7, no entanto, mostraram que a dieta MIND teve um efeito semelhante ao da restrição calórica leve na cognição8 e nos resultados de ressonância magnética9 cerebral ao longo de 3 anos, possivelmente devido à alta adesão do grupo de controle às orientações sobre estilo de vida.
Yuan e seus coautores analisaram dados de 1.647 adultos da coorte10 Framingham Heart Study Offspring, que foram avaliados com três questionários de frequência alimentar e duas ou três ressonâncias magnéticas cerebrais entre 1999 e 2019. As pontuações da dieta MIND foram calculadas a partir dos dados dos questionários alimentares.
Os participantes tinham uma idade média de 60,9 anos e 54,3% eram mulheres. Nenhum apresentava evidências de acidente vascular cerebral11 ou demência12 no início do estudo.
A mediana da pontuação da dieta MIND foi de 6,8 em 15. Pessoas com pontuações mais altas tendiam a ser mulheres, com nível superior de escolaridade e com menor probabilidade de fumar ou apresentar obesidade13, diabetes14, hipertensão15 ou doença cardiovascular.
Frutas vermelhas e aves foram especificamente associadas a incrementos mais lentos nos volumes ventriculares; o consumo de aves também foi relacionado a uma redução mais lenta da substância cinzenta. Doces e alimentos fritos de fast food correlacionaram-se com um declínio mais acelerado. Inesperadamente, um maior consumo de grãos integrais foi associado a piores alterações cerebrais, enquanto um maior consumo de queijo foi associado a desfechos mais favoráveis.
“Descobertas inesperadas, como as associações entre grãos integrais e queijo com diversos marcadores de imagem cerebral, destacam a necessidade de mais pesquisas para esclarecer recomendações alimentares específicas”, observaram Yuan e seus colegas.
“Embora as descobertas ressaltem o potencial de aplicação da dieta MIND como estratégia de saúde4 pública, elas também destacam a necessidade de estudos de intervenção de alta qualidade e longo prazo para validar e refinar ainda mais essas abordagens dietéticas para aplicações clínicas e políticas mais amplas”, escreveram eles.
O estudo foi observacional e fatores de confusão residuais podem ter influenciado os resultados. Como a ingestão alimentar foi autorrelatada, viés de memória e erro de medição eram possíveis, reconheceram os pesquisadores.
As descobertas são baseadas em uma amostra de adultos de meia-idade e idosos, principalmente de ascendência caucasiana, e os resultados podem não ser aplicáveis a outras populações.
Leia sobre "Em que consiste a dieta mediterrânea16" e "Como é a dieta que reduz a pressão arterial3".
Confira a seguir o resumo do artigo publicado.
Adesão à dieta MIND e alterações estruturais cerebrais longitudinais ao longo de uma década
A dieta MIND foi associada favoravelmente a um menor risco de doenças neurodegenerativas. Embora estudos transversais anteriores tenham sugerido suas associações benéficas com marcadores de neuroimagem, suas associações com alterações estruturais cerebrais de longo prazo permaneceram incertas.
Neste estudo, foram incluídos 1.647 indivíduos de meia-idade e idosos da coorte10 Framingham Heart Study Offspring. A pontuação da dieta MIND foi calculada a partir de um questionário de frequência alimentar validado, administrado repetidamente nos Exames 5, 6 e 7. Os marcadores de neuroimagem foram adquiridos entre 1999 e 2019, com uma repetição mediana (intervalo interquartil, IQR) de 3 (2-3) vezes. Utilizou-se modelos lineares mistos para avaliar as associações da pontuação da dieta MIND e seus componentes com alterações estruturais cerebrais longitudinais.
Durante um período mediano de acompanhamento de 12,3 anos (IQR 6,8 a 13,8 anos), uma maior adesão à dieta MIND foi associada a um declínio mais lento no volume total de substância cinzenta. Especificamente, cada aumento de três unidades na pontuação da dieta MIND foi associado a um declínio mais lento do volume total de substância cinzenta de 0,279 cm³/ano (IC 95% de 0,089 a 0,469), correspondendo a uma atenuação de 20,1% na alteração relacionada à idade, o que foi equivalente a 2,5 anos de redução do envelhecimento cerebral durante os 12,3 anos de acompanhamento.
Além disso, uma pontuação mais alta da dieta MIND foi associada a aumentos mais lentos no volume do ventrículo lateral (-0,071 cm³/ano, IC 95% -0,125 a -0,017), notavelmente no ventrículo lateral esquerdo (-0,041 cm³/ano, IC 95% -0,070 a -0,013), refletindo uma atenuação de aproximadamente 8,0% e 8,8% das alterações relacionadas à idade, equivalente a cerca de 1,0 ano de atraso no envelhecimento cerebral durante o acompanhamento.
Neste estudo de coorte1 prospectivo2, portanto, uma maior adesão à dieta MIND foi associada a uma atrofia17 estrutural cerebral mais lenta, particularmente em relação à perda de substância cinzenta e ao aumento ventricular. Essas descobertas apoiam o potencial da dieta MIND como uma estratégia para apoiar a saúde4 cerebral e retardar o envelhecimento estrutural do cérebro5.
Veja também sobre "Envelhecimento cerebral normal ou patológico" e "Como prevenir o declínio cognitivo18".
Fontes:
Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, publicação em 17 de março de 2026.
MedPage Today, notícia publicada em 18 de março de 2026.










