Gostou do artigo? Compartilhe!

Descoberta área do cérebro ligada à dor crônica, oferecendo esperança para novos tratamentos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cientistas identificaram um pequeno conjunto de células1 cerebrais que facilmente passam despercebidas que é ativado durante a dor persistente, o tipo de dor que dura muito tempo após uma lesão2 inicial. A pesquisa, publicada na revista Nature, foi realizada em ratos, mas se puder ser confirmada em humanos, esse novo conjunto de neurônios3 descoberto poderá levar a novas terapias para tratar a dor crônica, que afeta aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo.

No artigo publicado, os pesquisadores descrevem a descoberta de um centro parabraquial que controla a dor persistente conforme o estado de necessidade.

Eles relatam que a dor persistente a longo prazo após uma lesão2 física aguda é uma característica proeminente das condições de dor crônica. Populações de neurônios3 que respondem rapidamente a estímulos nocivos ou danos teciduais foram identificadas na medula espinhal4 e em vários núcleos do cérebro5. Compreender os mecanismos centrais que sinalizam a dor persistente contínua, inclusive após a cicatrização do tecido6, continua sendo um desafio.

Neste estudo, utilizou-se transcriptômica espacial, manipulações neurais, registros de atividade e modelagem computacional para demonstrar que a atividade em um conjunto de neurônios3 parabraquiais anatomicamente e molecularmente diversos que expressam o receptor Y1 do neuropeptídeo Y (NPY) (neurônios3 Y1R) aumenta após a lesão2 e prediz o comportamento de enfrentamento funcional.

Sinais7 de fome, sede ou predadores suprimiram a dor persistente, independentemente do tipo de lesão2, inibindo os neurônios3 Y1R parabraquiais por meio da liberação de NPY.

Em conjunto, esses resultados demonstram um centro analgésico8 endógeno em neurônios3 Y1R parabraquiais responsivos à dor.

Leia sobre "Dores crônicas", "Considerações sobre a clínica da dor" e "Como as funções do corpo se comunicam - o papel dos neurotransmissores".

 

Fonte: Nature, publicação em 08 de outubro de 2025.

 

NEWS.MED.BR, 2025. Descoberta área do cérebro ligada à dor crônica, oferecendo esperança para novos tratamentos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1496725/descoberta-area-do-cerebro-ligada-a-dor-cronica-oferecendo-esperanca-para-novos-tratamentos.htm>. Acesso em: 29 out. 2025.

Complementos

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
4 Medula Espinhal:
5 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
6 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
7 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
8 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.

Resultados de busca relacionada no catalogo.med.br:

Viviane Poubel

Tratamento Da Dor

Brasília/DF

Marco Antonio Herculano

Neurologista

Jundiaí/SP

Fabiana Ribeiro Gonçalves

Neurologista

Goiânia/GO

Gostou do artigo? Compartilhe!