Gostou do artigo? Compartilhe!

Lentes de contato gelatinosas inteligentes permitem monitoramento contínuo da pressão intraocular no tratamento do glaucoma

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O monitoramento contínuo da pressão intraocular1, particularmente durante o sono, continua sendo um grande desafio no tratamento do glaucoma2.

Neste estudo, publicado na revista Nature Communications, pesquisadores apresentam uma classe de lentes de contato gelatinosas inteligentes, que permitem o monitoramento contínuo da pressão intraocular1 por 24 horas, mesmo durante o sono.

Exclusivamente, as lentes de contato gelatinosas inteligentes são construídas com base em várias marcas comerciais de lentes de contato gelatinosas sem alterar suas propriedades intrínsecas, como potência da lente, biocompatibilidade, suavidade, transparência, umectação, transmissibilidade de oxigênio e usabilidade durante a noite.

Foi demonstrado que as lentes de contato gelatinosas inteligentes podem se encaixar perfeitamente em diferentes curvaturas e espessuras da córnea3 em olhos4 humanos e, portanto, medir com precisão a pressão intraocular1 absoluta em condições ambulatoriais.

Foi realizado um conjunto abrangente de avaliações in vivo em olhos4 de coelhos, cães e humanos, de normais a hipertensos, para confirmar a precisão superior da medição, a repetibilidade em cada indivíduo e o conforto do usuário com as lentes de contato gelatinosas inteligentes para além dos tonômetros oculares vestíveis atuais.

Os pesquisadores preveem que as lentes de contato gelatinosas inteligentes serão eficazes no tratamento do glaucoma2.

Saiba mais sobre "Glaucoma2", "Hipertensão5 intraocular" e "Lentes de contato".

 

Fonte: Nature Communications, publicação em 20 de setembro de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Lentes de contato gelatinosas inteligentes permitem monitoramento contínuo da pressão intraocular no tratamento do glaucoma. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1427125/lentes-de-contato-gelatinosas-inteligentes-permitem-monitoramento-continuo-da-pressao-intraocular-no-tratamento-do-glaucoma.htm>. Acesso em: 5 fev. 2023.

Complementos

1 Pressão intraocular: É a medida da pressão dos olhos. É a pressão do líquido dentro do olho.
2 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
3 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
4 Olhos:
5 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
Gostou do artigo? Compartilhe!