Gostou do artigo? Compartilhe!

Carga global do diabetes tipo 1 é vasta e deve aumentar rapidamente até 2040

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Dados precisos sobre prevalência1, incidência2, mortalidade3 associada e expectativa de vida4 do diabetes tipo 15 são cruciais para informar as políticas de saúde6 pública, mas esses dados são escassos.

Portanto, este estudo, publicado no The Lancet Diabetes7 & Endocrinology, buscou desenvolver um modelo baseado em dados disponíveis para estimar esses valores para 201 países para o ano de 2021 e estimar os casos prevalentes projetados em 2040.

Saiba mais sobre "Diabetes Mellitus8", "Opções de tratamentos para o diabetes7" e "Diabetes7 na adolescência".

Ajustou-se um modelo de doença-morte em tempo discreto (modelo de Markov) aos dados sobre incidência2 de diabetes tipo 15 e mortalidade3 associada ao diabetes tipo 15 para produzir prevalência1, incidência2, mortalidade3 associada e expectativa de vida4 de diabetes tipo 15 em todos os países.

Dados de incidência2 e mortalidade3 de diabetes tipo 15 estavam disponíveis em 97 e 37 países, respectivamente. As taxas de diagnóstico9 foram estimadas usando dados de uma pesquisa com especialistas. A mortalidade3 foi modelada usando regressão aleatória de floresta de dados publicados de mortalidade3 por diabetes tipo 15, e a expectativa de vida4 foi calculada de acordo usando tabelas de vida.

As estimativas foram validadas em relação aos dados de prevalência1 observados para 15 países. Também estimou-se a prevalência1 ausente (o número de pessoas adicionais que estariam vivas com diabetes tipo 15 se sua mortalidade3 correspondesse às taxas da população geral).

Em 2021, havia cerca de 8,4 (intervalo de incerteza de 95% 8,1-8,8) milhões de indivíduos em todo o mundo com diabetes tipo 15: destes, 1,5 milhão (18%) tinham menos de 20 anos, 5,4 milhões (64%) tinham entre 20 e 59 anos e 1,6 milhão (19%) tinham 60 anos ou mais.

Nesse ano houve 0,5 milhão de novos casos diagnosticados (idade média de início 39 anos), e cerca de 35.000 indivíduos não diagnosticados morreram dentro de 12 meses do início sintomático10.

Um quinto (1,8 milhão) dos indivíduos com diabetes tipo 15 estavam em países de baixa renda e de renda média-baixa. A expectativa de vida4 restante de uma criança de 10 anos diagnosticada com diabetes tipo 15 em 2021 variou de uma média de 13 anos em países de baixa renda a 65 anos em países de alta renda.

Os casos prevalentes ausentes em 2021 foram estimados em 3,7 milhões. Em 2040, prevê-se um aumento nos casos prevalentes para 13,5 a 17,4 milhões (60 a 107% a mais do que em 2021), com o maior aumento relativo em relação a 2021 em países de baixa e média renda.

O estudo concluiu que a carga do diabetes tipo 15 em 2021 é vasta e espera-se que aumente rapidamente, especialmente em países com recursos limitados. A maioria dos casos incidentes11 e prevalentes são adultos. A substancial prevalência1 ausente destaca a mortalidade3 prematura do diabetes tipo 15 e uma oportunidade de salvar e prolongar a vida das pessoas com essa condição.

Esse novo modelo, que será disponibilizado publicamente como o modelo do Índice de Diabetes Tipo 15, será uma ferramenta importante para apoiar a prestação de serviços de saúde6, as recomendações públicas e as decisões de financiamento para o diabetes tipo 15.

Leia: "Casos de diabetes tipo 15 estão aumentando globalmente" e "Quatro vezes mais anos de vida perdidos para diabetes tipo 15 do que para diabetes tipo 212".

 

Fonte: The Lancet Diabetes7 & Endocrinology, Vol. 10, Nº 10, em 01 de outubro de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Carga global do diabetes tipo 1 é vasta e deve aumentar rapidamente até 2040. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1426685/carga-global-do-diabetes-tipo-1-e-vasta-e-deve-aumentar-rapidamente-ate-2040.htm>. Acesso em: 5 dez. 2022.

Complementos

1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
5 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
8 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
9 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
10 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
11 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
12 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
Gostou do artigo? Compartilhe!