Metformina oral pode diminuir os níveis de testosterona sérica em homens com diabetes tipo 2 recém-diagnosticado
Estudo publicado pelo periódico Diabetes1 Care e realizado com o objetivo de investigar o efeito da metformina2 sobre os níveis de testosterona em homens com diabetes mellitus3 tipo 2 (DM2) mostrou que o uso de metformina2 oral pode diminuir os níveis de testosterona sérica, independentemente do controle da glicose4 no sangue5.
Setenta homens com diagnóstico6 recente de DM2 sem tratamento medicamentoso e com HbA1c7 > 9,0% (75 mmol/mol) foram tratados com terapia com bomba de insulina8 intensiva por 5 dias para atingir a normalização da glicose4. Eles foram randomizados para grupos de controle (continuado apenas com insulina9 intensiva) e metformina2 (mais metformina2) (1:1) por um mês. A testosterona foi medida no início do estudo, na randomização e após um mês de tratamento.
Os resultados mostraram que as testosteronas total, livre e biodisponível aumentaram significativamente em 5 dias (todos P <0,001). Após um mês, em comparação com o grupo controle, o grupo da metformina2 tinha menor testosterona total (12,7 vs. 15,3 nmol/L), livre (0,20 vs. 0,24 nmol/L) e biodisponível (4,56 vs. 5,31 nmol/L) (todos com P <0,05).
Concluiu-se neste estudo que, em homens com DM2, a metformina2 oral por um mês pode ter diminuído os níveis de testosterona sérica, independentemente do controle da glicose4 no sangue5. São necessários novos estudos para verificar os efeitos da metformina2 a longo prazo na testosterona.