Gostou do artigo? Compartilhe!

Colecistectomia deve ser realizada antes e não durante cirurgia para perda de peso, publicado pelo British Journal of Surgery

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Existe uma forte associação entre obesidade1 e cálculos biliares. No entanto, não há evidências claras quanto à ordem ideal de realização do bypass gástrico em Y de Roux (RYGB) e da colecistectomia quando ambos os procedimentos são clinicamente indicados.

Saiba mais sobre "Colecistectomia" e "Cirurgia bariátrica2".

Com base em dados cruzados do Swedish Register for Cholecystectomy and Endoscopic Retrograde Cholangiopancreatography (GallRiks; 79.386 pacientes) e do Scandinavian Obesity Surgery Registry (SOReg; 36.098 pacientes), de 2007 a 2013, as taxas de complicações, de reoperações e o tempo de operação relacionados à sincronização ou não do RYGB e da colecistectomia foram explorados.

Houve um maior risco de complicações agregadas quando a colecistectomia foi realizada após o RYGB comparado à realização da colecistectomia antes do RYGB. Uma complicação após o primeiro procedimento aumentou de forma independente o risco de complicação do procedimento seguinte. Além disso, houve um maior risco de complicação quando a colecistectomia foi realizada ao mesmo tempo que o RYGB. A colecistectomia simultânea adicionou 61,7 min (P<0,001) à duração da cirurgia.

Concluiu-se que a colecistectomia deve ser realizada antes, e não durante ou após a realização do RYGB.

Veja também sobre "Cálculos biliares" e "Tipos de Cirurgia Bariátrica2".

 

Fonte: British Journal of Surgery, publicação online de 18 de outubro de 2017

 

NEWS.MED.BR, 2017. Colecistectomia deve ser realizada antes e não durante cirurgia para perda de peso, publicado pelo British Journal of Surgery. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1307418/colecistectomia-deve-ser-realizada-antes-e-nao-durante-cirurgia-para-perda-de-peso-publicado-pelo-british-journal-of-surgery.htm>. Acesso em: 16 dez. 2019.

Complementos

1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Cirurgia Bariátrica:
Gostou do artigo? Compartilhe!