Risco de trombose dobra após quatro horas seguidas de viagem
A chance de desenvolver trombose venosa profunda1 dobra após quatro horas seguidas de viagem, segundo informação da World Health Organization (WHO). O estudo realizado estimou que um em cada 6 mil passageiros de percursos de longa distância corre este risco.
Pessoas altas que viajam com as pernas apertadas entre poltronas ou bancos e pessoas muito baixas que não apóiam os pés no chão estão particularmente vulneráveis a desenvolver coágulos, os quais estão associados à imobilidade durante o trajeto.
Obesos, mulheres que usam pílulas anticoncepcionais e portadores de desordens de coagulação2 também são mais susceptíveis, assim como os que viajam com freqüência e os que fazem viagens cujo trajeto é longo.
Há um maior risco de tromboembolismo3 venoso durante viagens em que os passageiros ficam sentados e imóveis por mais de quatro horas seguidas, não importando o meio de transporte: carro, avião, ônibus ou trem, disse Catherine Le Gales-Camus, diretora assistente geral de doenças não comunicáveis e saúde4 mental da WHO.
A causa do risco é a imobilidade. Sem as contrações musculares regulares, o sangue5 começa a se “empoçar” nas pernas e cria condições para a formação de coágulos ou trombos6 no sistema venoso7 profundo. A trombose8 pode não ter sintomas9 ou causar dor na panturrilha10 (batata da perna) e edema11 (inchaço12) nas áreas afetadas.
Cerca de 2 bilhões de pessoas viajam de avião a cada ano e muito mais viaja por via terrestre por períodos prolongados. Especialistas dizem que a prevalência13 de trombose8 é relativamente baixa - um em cada 6 mil, incluindo os com pequenos coágulos ou com trombose8 assintomática. Isto significa que, em média, uma pessoa é afetada a cada 20 vôos de longa distância carregando 300 passageiros.
Para reduzir estas estatísticas, é necessário que os passageiros exercitem os músculos14 das panturilhas15 durante as viagens, movimentando os pés e os joelhos de cima para baixo e de baixo para cima, saindo de seus assentos por alguns minutos, quando possível. Também é importante evitar medicamentos para dormir, álcool em excesso e o uso de roupas apertadas que atrapalham a circulação16.
Fonte: World Health Organization