Ômega 3 pode prevenir a retinopatia por reduzir a neovascularização patológica
Estudo publicado na revista científica Nature Medicine mostra que a maior ingestão de ácidos graxos ômega 3 reduz a angiogênese1 patológica na retina2, contribuindo para a prevenção de doenças oculares, como a retinopatia da prematuridade e a retinopatia diabética3.
O aumento da ingestão de fontes de ômega 3 ou de seus produtos bioativos, como peixes e certos vegetais, reduz o desenvolvimento incontrolado de novos vasos sangüíneos4 na retina2 (neovascularização5 patológica – que caracteriza o estágio mais avançado da retinopatia diabética3 e participa da patogênese6 da retinopatia da prematuridade).
Os especialistas recomendam a ingestão de suplementos de ômega 3 para prevenir a retinopatia. O efeito protetor deste tipo de ácido graxo é mediado, em parte, pela supressão do fator de necrose7 tumoral alfa, citoquina8 inflamatória encontrada na microglia associada com vasos retinianos.
A retinopatia da prematuridade e a retinopatia diabética3 são as principais causas de cegueira em crianças e pessoas de meia idade, respectivamente.
Fonte: Nature Medicine