Associação entre diabetes e exposição a pesticidas: revisão sistemática e meta-análise

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Diabetes mellitus1 é uma epidemia mundial, que afeta atualmente mais de 350 milhões de pessoas e deverá chegar a 550 milhões em 2050. Ela representa um grande desafio para a saúde2 pública global. A etiologia3 da diabetes4 é considerada uma interação entre fatores genéticos e ambientais. Algumas evidências sugerem que os contaminantes ambientais, incluindo pesticidas desempenham um papel importante na patogênese5 da diabetes4.

Foi realizada uma revisão sistemática de estudos observacionais que avaliaram as associações entre a exposição a pesticidas e a diabetes4, apresentada na European Association for the Study of Diabetes4 51st Annual Meeting.

Uma pesquisa abrangente da literatura com artigos relativos à exposição a pesticidas e qualquer resultado em saúde2, publicados até dezembro de 2014, sem restrição de linguagem, foi conduzida. A associação entre a exposição a qualquer pesticida e a todos os tipos de diabetes4 foi examinada. Análises separadas para os estudos que recrutaram apenas pacientes com diabetes4 tipo 2 (DM2) foram realizadas.

Foram identificados 21 estudos que avaliaram a associação entre pesticidas e diabetes4, em um total de 66.714 indivíduos (5.066 casos/61.648 controles). A maioria dos estudos não relatou o tipo específico de diabetes4. Após análises estatísticas, concluiu-se que a exposição a vários tipos de pesticidas aumenta o risco de diabetes4. Analisando cada pesticida separadamente observa-se que alguns pesticidas são mais prováveis de contribuir para o desenvolvimento de diabetes4 do que outros.

Fonte: European Association for the Study of Diabetes4 51st Annual Meeting

sexta-feira, 02 de outubro de 2015 - Atualizado em 05/10/2015

NEWS.MED.BR, 2015. Associação entre diabetes e exposição a pesticidas: revisão sistemática e meta-análise. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/805344/associacao-entre-diabetes-e-exposicao-a-pesticidas-revisao-sistematica-e-meta-analise.htm>. Acesso em: 30 jun. 2022.