Gostou do artigo? Compartilhe!

Inovações no setor da saúde: conheça os equipamentos de alta tecnologia que auxiliam a prática médica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

ACUSON P10: ultrassom de bolso da Siemens

Os aparelhos de ultrassom estão cada vez menores. O modelo ACUSON P10 da Siemens pode ser guardado em um bolso de jaleco, pesa menos de 1 kg (aproximadamente 725 gramas) e guarda imagens e vídeos para avaliações posteriores. O equipamento está sendo estudado em triagens clínicas nos Estados Unidos e espera-se que possa estar em uso rapidamente.


Sistema Cobas H 232 da Roche

O Sistema Cobas H 232 da Roche permite a determinação fácil e rápida de marcadores sanguíneos como a troponina T, CPK-MB,  mioglobina, dímero-D, NT-proBNP em cerca de 8 a 12 minutos. Ajuda na monitorização de pacientes infartados e a identificar e prevenir a ocorrência de re-infartos, sendo uma ferramenta importante para a tomada de decisões no suporte diagnóstico1 e terapêutico de doenças cardiovasculares2.

Tem dimensões de 27 cm de comprimento por 10 centímetros de largura e pesa apenas 1,3 kg.


Desfibrilador Responder 2000 da GE


O Responder® 2000 da GE é um desfibrilador com tecnologia avançada. Permite desfibrilação nos modos manual e semi-automático. Pode desempenhar a cardioversão através da entrada de informações de ECG captadas pelos monitores de paciente GE modelos Dash® e Solar®. O Responder 2000 tem incorporado o algorítmo de análise patenteado RHYTHMx® e a tecnologia de forma de onda bifásica STAR®, possibilitando uma rápida e precisa identificação de arritmias3 e o melhor tratamento. A entrega de energia pode ser feita através de pás rígidas externas (adaptáveis e pediátricas), eletrodos adesivos e pás especiais para desfibrilação interna (desfibrilação interna e externa, sincronizada e assincronizada). Possui display com saturação de oxigênio.

Com o capacitor completamente descarregado, o aparelho atinge 200 Joules em 5 segundos e 270 em 7 segundos (unidade conectada a rede elétrica ou com a bateria a plena carga). Pesa  4,8 kg com eletrodos adesivos e bateria recarregável.


Oxímetro de Pulso portátil TuffSat® da GE

O oxímetro portátil TuffSat® da GE é um dos menores oxímetros portáteis do mercado. Pesando apenas 250 gramas com bateria, possui display com excelente visibilidade e iluminação. Fácil de operar, com design ergonômico4, está disponível em quatro cores diferentes. Dá informações sobre índice de perfusão relativa, frequência cardíaca e saturação de oxigênio. Possui proteção contra impactos por ser emborrachado.

NEWS.MED.BR, 2009. Inovações no setor da saúde: conheça os equipamentos de alta tecnologia que auxiliam a prática médica. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/28905/inovacoes-no-setor-da-saude-conheca-os-equipamentos-de-alta-tecnologia-que-auxiliam-a-pratica-medica.htm>. Acesso em: 23 out. 2019.

Complementos

1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
3 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
4 Ergonômico: Referente à ergonomia. A ergonomia é o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.
Gostou do artigo? Compartilhe!