Gostou do artigo? Compartilhe!

Cientistas descobrem uma segunda pele capaz de amenizar as marcas da idade, publicado pelo Nature Materials

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em parceria com o laboratório Olivo Labs, relataram a síntese e aplicação de uma camada elástica na pele1 feita com uma substância conhecida como crosslinked polymer layer (XPL), um polímero reticulado que imita as propriedades da pele1 jovem e saudável.

O XPL é feito de um material à base de polisiloxano regulável para elasticidade2 específica, contratilidade, adesão, oclusão e resistência à tração. O XPL pode ser aplicado diretamente sobre a pele1, sendo de uso tópico3, sem a necessidade de ativação por calor ou luz. Em um estudo piloto, com humanos, os pesquisadores examinaram o desempenho de um protótipo do XPL que tem um módulo de elasticidade2 correspondente à resposta da pele1 normal à baixa tensão (<40%) e que resiste a alongamentos superiores a 250%, elasticamente com perda mínima de energia em repetidas deformações. A aplicação do XPL para as bolsas de gordura4 formadas nas pálpebras5 inferiores de doze indivíduos resultou em uma redução média da formação das bolsas de dois pontos em uma escala de gravidade de cinco pontos.

A plataforma XPL pode oferecer soluções avançadas para o comprometimento da função de barreira da pele1; desenvolvimento de novos medicamentos, curativos e tratamentos para várias doenças de pele1; além de potenciais aplicações para fins estéticos.

Fonte: Nature Materials, publicação online, de 9 de maio de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. Cientistas descobrem uma segunda pele capaz de amenizar as marcas da idade, publicado pelo Nature Materials. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/829469/cientistas-descobrem-uma-segunda-pele-capaz-de-amenizar-as-marcas-da-idade-publicado-pelo-nature-materials.htm>. Acesso em: 14 dez. 2019.

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Elasticidade: 1. Propriedade de um corpo sofrer deformação, quando submetido à tração, e retornar parcial ou totalmente à forma original. 2. Flexibilidade, agilidade física. 3. Ausência de senso moral.
3 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
4 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
5 Pálpebras:
Gostou do artigo? Compartilhe!