Gostou do artigo? Compartilhe!

Música ajuda na recuperação pós-operatória de adultos, aliviando a dor e a ansiedade: revisão e meta-análise publicada pelo The Lancet

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A música é uma intervenção não-invasiva, segura, barata e que pode ser usada facilmente e com sucesso. Cientistas ingleses realizaram uma revisão sistemática e meta-análise, publicada pelo The Lancet, para avaliar se a música melhora a recuperação após procedimentos cirúrgicos.

Foram incluídos estudos randomizados controlados de pacientes adultos submetidos a procedimentos cirúrgicos, excluindo os que envolviam o sistema nervoso central1, cabeça2 e pescoço3, publicados em qualquer idioma. Foram incluídos ensaios clínicos4 randomizados em que o uso de qualquer forma de música iniciada antes, durante ou após a cirurgia era comparado ao tratamento padrão ou a outras intervenções não-medicamentosas. Foram pesquisadas as fontes de dados MEDLINE, Embase, CINAHL e Cochrane Central e realizadas as meta-análises.

Após avaliações foram identificados 4.261 títulos e resumos e 73 ensaios clínicos4 randomizados foram incluídos na revisão sistemática, com tamanho variando entre 20 e 458 participantes. Escolha da música, a periodicidade e a duração de exposição foram variados. Comparadores incluíram cuidados de rotina, fones de ouvido sem música, ruído branco e repouso no leito. A música reduziu tanto a dor pós-operatória, quanto a ansiedade e o uso de analgesia, além de aumentar a satisfação do paciente, mas não houve alteração no tempo de permanência hospitalar. Análises de subgrupos mostraram que a escolha da música e a periodicidade de exposição fizeram pouca diferença nos resultados. A música era eficaz mesmo quando os pacientes estavam sob anestesia5 geral.

As interpretações deste estudo sugerem que a música pode ser oferecida como uma maneira de ajudar os pacientes a reduzir a dor e a ansiedade durante o período pós-operatório. O tempo de exposição pode ser adaptado a situações clínicas individuais e às equipes médicas.

Fonte: The Lancet, publicação online, de 12 de agosto de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. Música ajuda na recuperação pós-operatória de adultos, aliviando a dor e a ansiedade: revisão e meta-análise publicada pelo The Lancet. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/799314/musica-ajuda-na-recuperacao-pos-operatoria-de-adultos-aliviando-a-dor-e-a-ansiedade-revisao-e-meta-analise-publicada-pelo-the-lancet.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Cabeça:
3 Pescoço:
4 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
5 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
Gostou do artigo? Compartilhe!