Atalho: 6YLS3NK
Gostou do artigo? Compartilhe!

Beber 340 ml de refrigerante açucarado por dia pode aumentar a incidência de diabetes tipo 2 em cerca de 22%, sugere estudo publicado pelo jornal Diabetologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O objetivo da presente análise foi investigar a associação entre o consumo de bebidas adocicadas (ou seja, sucos e néctares de fruta, refrigerantes açucarados e refrigerantes adoçados artificialmente) e a incidência1 de diabetes tipo 22 em uma coorte3 Europeia, no EPIC-InterAct Study.

O consumo de bebidas adocicadas e o aumento na incidência1 do diabetes mellitus4 tipo 2 tem sido demonstrado principalmente em populações americanas. O EPIC-InterAct Study avaliou esta associação em adultos europeus e foi publicado pelo periódico Diabetologia da European Association for the Study of Diabetes5 (EASD).

Dados do estudo longitudinal European Prospective Investigation into Cancer6 and Nutrition (EPIC) foram usados e os pesquisadores estabeleceram uma coorte3 com 12.403 casos incidentes7 de diabetes tipo 22 e uma subcoorte aleatória de 16.154 indivíduos. Modelos de riscos proporcionais de regressão de Cox (modificados para o estudo de caso-coorte3) e meta-análises de efeitos aleatórios foram utilizados para estimar a associação entre o consumo de bebidas adocicadas (dados obtidos a partir de questionários dietéticos validados) e a incidência1 do diabetes tipo 22.

Os resultados mostraram que, após os ajustes necessários, o consumo de 340 ml de refrigerantes açucarados por dia está associado ao aumento da incidência1 do diabetes tipo 22, mas a associação do consumo de refrigerantes adoçados artificialmente e o diabetes tipo 22 tornou-se estatisticamente não significativa. O consumo de suco ou néctar de fruta não foi associado ao aumento na incidência1 da doença.

Este estudo corrobora a associação entre o aumento da incidência1 de diabetes tipo 22 e o alto consumo de refrigerantes açucarados em adultos europeus.

Fonte: Diabetologia, publicação online de 24 de abril de 2013

 

 

NEWS.MED.BR, 2013. Beber 340 ml de refrigerante açucarado por dia pode aumentar a incidência de diabetes tipo 2 em cerca de 22%, sugere estudo publicado pelo jornal Diabetologia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/351474/beber-340-ml-de-refrigerante-acucarado-por-dia-pode-aumentar-a-incidencia-de-diabetes-tipo-2-em-cerca-de-22-sugere-estudo-publicado-pelo-jornal-diabetologia.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
4 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
7 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

11/05/2013 - Complemento feito por Shirley
Re: Beber 340 ml de refrigerante açucarado por dia pode aumentar a incidência de diabetes tipo 2 em cerca de 22%, sugere estudo publicado pelo jornal Diabetologia
Sabemos o quanto as pessoas de hoje tem o tempo corrido, ou seja, elas não se alimentam como deveriam, as vezes essas pessoas correm tanto que nem almoçam simplesmente compram lanches prontos na lanchonete no caminho do trabalho, mas pessoal com um pouco de vontade e ao mesmo tempo evitando uma diabetes lá na frente conseguiremos um certo tempo para sentar e apreciar um bom prato alimentar saudável.

  • Entrar
  • Assinar