Gostou do artigo? Compartilhe!

Casos de câncer podem dobrar em 40 anos devido à epidemia de obesidade, segundo relatório do World Cancer Research Fund

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cerca de 7 milhões de pessoas morrem de câncer1 em todo o mundo a cada ano. Segundo as últimas estimativas do Fundo Mundial de Pesquisas sobre Câncer1 (World Cancer1 Research Fund International - WCRF), este número deve aumentar para 10 milhões em 2020. O número de novos casos de câncer1 no mundo pode aumentar dos atuais 10 milhões por ano para 16 milhões até 2020. A obesidade2, principalmente em países desenvolvidos, é uma das  principais preocupações.

O alerta faz parte de um relatório do WCRF coordenado pelo professor de epidemiologia e saúde3 pública na Universidade College de Londres, Michael Marmot, e elaborado com a participação de mais 23 pesquisadores de todo o mundo.

Segundo Marmot, esta é uma estimativa que demanda uma ação urgente, já que a obesidade2 está crescendo em níveis alarmantes. O documento chama atenção para que as pessoas tornem-se responsáveis por sua saúde3 e pela saúde3 de seus filhos quanto à aquisição de bons hábitos alimentares e a prática regular de atividades físicas. Governos, empresas, escolas, a mídia e profissionais de saúde3 devem cooperar para a prevenção da obesidade2 e consequentemente dos novos casos de câncer1.

Fontes:
Policy and Action for Cancer1 Prevention report - World Cancer1 Research Fund


Jornal inglês The Observer

NEWS.MED.BR, 2009. Casos de câncer podem dobrar em 40 anos devido à epidemia de obesidade, segundo relatório do World Cancer Research Fund. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/29758/casos-de-cancer-podem-dobrar-em-40-anos-devido-a-epidemia-de-obesidade-segundo-relatorio-do-world-cancer-research-fund.htm>. Acesso em: 13 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!