Atalho: 6AFA1H1
Gostou do artigo? Compartilhe!

Nova técnica cirúrgica trata perfuração do tímpano em 20 minutos com anestesia local

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cientistas do Sainte-Justine University Hospital Centre, filiado à Universitè de Montréal, no Canadá, liderados pelo Dr. Issam Saliba, desenvolveram uma nova técnica para o tratamento de perfurações do tímpano1 em crianças e adultos.

A nova técnica é tão eficaz quanto a cirurgia tradicional, menos dispendiosa, realizada em apenas 20 minutos e sem a necessidade de anestesia2 geral. O procedimento cirúrgico usa tecido gorduroso3 humano retirado de trás da orelha4 do paciente para cicatrizar a perfuração do tímpano1, uma das principais estruturas envolvidas na audição.

Para a realização da cirurgia, conhecida pelo nome em inglês Hyaluronic Acid Fat Graft Myringoplasty (“HAFGM”), são necessários materiais cirúrgicos básicos, um pequeno disco de ácido hialurônico, uma pequena quantidade de gordura5 retirada de trás da orelha4 e anestesia2 local. A operação é realizada sob visão6 microscópica através do canal auditivo. O próprio organismo reconstrói a membrana timpânica7 perfurada após dois meses, em média, permitindo a recuperação da audição e prevenindo novas otites8 de repetição.

O Dr. Issam Saliba já realizou 418 cirurgias (132 crianças e 286 adultos) e obteve até 92,7% de sucesso em adultos. Entre crianças, a taxa de sucesso foi de 85,6%. A técnica pode ser realizada em consultório.

Fonte: Universitè de Montréal

NEWS.MED.BR, 2012. Nova técnica cirúrgica trata perfuração do tímpano em 20 minutos com anestesia local. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/255865/nova-tecnica-cirurgica-trata-perfuracao-do-timpano-em-20-minutos-com-anestesia-local.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Tímpano: Espaço e estruturas internas à MEMBRANA TIMPÂNICA e externas à orelha interna (LABIRINTO). Entre os componentes principais estão os OSSÍCULOS DA AUDIÇÃO e a TUBA AUDITIVA, que conecta a cavidade da orelha média (cavidade timpânica) à parte superior da garganta.
2 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
3 Tecido Gorduroso: Tecido conjuntivo especializado composto por células gordurosas (ADIPÓCITOS). É o local de armazenamento de GORDURAS, geralmente na forma de TRIGLICERÍDEOS. Em mamíferos, existem dois tipos de tecido adiposo, a GORDURA BRANCA e a GORDURA MARROM. Suas distribuições relativas variam em diferentes espécies sendo que a maioria do tecido adiposo compreende o do tipo branco.
4 Orelha: Sistema auditivo e de equilíbrio do corpo. Consiste em três partes
5 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
6 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
7 Membrana Timpânica: Membrana semi-transparente (oval), que separa da cavidade timpânica (ORELHA MÉDIA) o Meato Acústico Externo. Contém três camadas
8 Otites: Toda infecção do ouvido é chamada de otite.
Gostou do artigo? Compartilhe!