Gostou do artigo? Compartilhe!

Descoberta nova dermatite causada por alergia ao níquel presente em celulares, segundo especialistas da Associação Britânica de Dermatologistas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Médicos devem estar alerta para um novo tipo de dermatite1 alérgica causada pelo uso rotineiro de telefones celulares que contenham níquel no teclado ou na carcaça, de acordo com especialistas da Associação Britânica de Dermatologistas (The British Association of Dermatologists).

A nova condição, que recebeu o nome em inglês de “mobile phone dermatitis”, acontece em pessoas alérgicas ao níquel e que desenvolvem uma reação de contato com o níquel presente na superfície de muitos modelos de celulares. Esta reação ocorre após o uso de telefones celulares por períodos longos de tempo.

A nova doença foi identificada após relatos de casos de pacientes com  rashes na pele2 da face3 e do ouvido que não eram explicados por nenhum outro fator. Uma investigação minuciosa revelou que a reação alérgica4 era causada pelo níquel presente na carcaça (painel ou face3 plates) e no teclado de aparelhos celulares, principalmente dos modelos mais modernos.

Os especialistas da British Association of Dermatologists estão alertando os médicos sobre esta dermatite1 que parece estar aumentando. Devido à descoberta recente, muitos casos podem não ter sido relatados e não ter recebido o tratamento adequado. Os sinais5 e sintomas6 são prurido7 e rash8 cutâneo9 na bochecha10 ou orelha11, podendo aparecer também nas mãos12, caso uma pessoa segure o celular ou digite no teclado do aparelho por muito tempo. Podem ocorrer reações alérgicas no local, como vermelhidão e aumento da temperatura da pele2.

A alergia13 de contato ao níquel é uma forma comum de alergia13 e parece afetar cerca de 30% da população. As mulheres têm um risco maior de desenvolvê-la, pois é mais provável que tenham sido previamente sensibilizadas pelo níquel existente em jóias e bijouterias.

Fonte: The British Association of Dermatologists

NEWS.MED.BR, 2008. Descoberta nova dermatite causada por alergia ao níquel presente em celulares, segundo especialistas da Associação Britânica de Dermatologistas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/24935/descoberta-nova-dermatite-causada-por-alergia-ao-niquel-presente-em-celulares-segundo-especialistas-da-associacao-britanica-de-dermatologistas.htm>. Acesso em: 15 dez. 2019.

Complementos

1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
4 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
8 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
9 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
10 Bochecha:
11 Orelha: Sistema auditivo e de equilíbrio do corpo. Consiste em três partes
12 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
13 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
Gostou do artigo? Compartilhe!