Gostou do artigo? Compartilhe!

Uma população doente é uma população cara: novo estudo europeu mostra que os benefícios de melhorar a saúde pública vão além de reduzir os custos de cuidados com a saúde

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Um estudo publicado no British Medical Journal revelou que a maioria das pesquisas sobre a contribuição da saúde1 para o desenvolvimento da economia é focada em países pobres. Entretanto, uma melhor saúde1 contribui positivamente para a produtividade individual e a participação na força de trabalho mesmo em países ricos. Melhor saúde1, medida apropriadamente, pode contribuir substancialmente para o crescimento econômico em todos os países.

Indivíduos saudáveis podem afetar a economia de quatro formas: sendo mais produtivos e obtendo maiores lucros; participando por mais tempo da força de trabalho, uma vez que pessoas doentes faltam mais ao trabalho e aposentam mais cedo; podendo investir mais em sua educação, o que colabora para aumentar sua produtividade; podendo economizar mais para uma vida mais longa - por exemplo, para aposentadoria - aumentando os fundos disponíveis para investimento na economia.

Evidências consistentes e substanciais de países ricos mostram que pessoas saudáveis ganham mais, embora a escala de associação varie com os dados e os métodos utilizados na pesquisa. Alguns estudos examinaram medidas como a altura, que reflete a saúde1 na infância, e o índice de massa corporal2, que fornece uma medida indireta da saúde1. Segundo dados do estudo, pessoas mais altas ganham mais do que a média e os obesos tendem a ganhar menos, embora as conseqüências adversas da obesidade3 sejam maiores para as mulheres do que para os homens. Entretanto, estes achados poderiam refletir desvios ligados à aceitabilidade social da imagem corporal ao invés de uma ligação direta com a produtividade, diz o estudo.

Muitos estudos mostram que a boa saúde1 aumenta o número das horas trabalhadas e a probabilidade de um indivíduo estar empregado. Por outro lado, uma saúde1 precária aumenta a probabilidade de alguém estar desempregado ou de se aposentar mais cedo.

Problemas de saúde1 afetam outros membros da família. No geral, os homens cujas esposas se tornam doentes reduzem a quantidade de trabalho, ao passo que as mulheres trabalham mais se seus maridos se tornarem doentes.

Um estudo em 10 países industrializados, mostrou que uma população saudável melhora a taxa de crescimento econômico em aproximadamente 30%. Isto está de acordo com os melhores padrões dietéticos e de saúde1 presentes nestas populações, assim como com melhores cuidados médicos disponíveis.

Fonte: British Medical Journal

NEWS.MED.BR, 2006. Uma população doente é uma população cara: novo estudo europeu mostra que os benefícios de melhorar a saúde pública vão além de reduzir os custos de cuidados com a saúde. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1905/uma-populacao-doente-e-uma-populacao-cara-novo-estudo-europeu-mostra-que-os-beneficios-de-melhorar-a-saude-publica-vao-alem-de-reduzir-os-custos-de-cuidados-com-a-saude.htm>. Acesso em: 20 set. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Gostou do artigo? Compartilhe!