A cada duas horas, uma criança com menos de cinco anos é levada ao departamento de emergências médicas por acidentes com cosméticos
Uma análise retrospectiva foi realizada usando dados do National Electronic Injury Surveillance System, nos Estados Unidos, incluindo crianças menores de 5 anos que foram tratadas nos departamentos de emergência1 (DEs), de 2002 a 2016, devido a uma lesão2 relacionada ao uso de cosméticos.
Estima-se que cerca de 65.000 crianças com menos de 5 anos receberam cuidados de emergência1 para lesões3 relacionadas ao uso de cosméticos durante o período de estudo, ao longo de 15 anos. As lesões3 foram mais comumente associadas a produtos para cuidados com as unhas4 (28,3%), com os cabelos (27,0%), com a pele5 (25,0%) e com o uso de perfumes (12,7%).
Crianças menores de 2 anos foram mais frequentemente envolvidas (59,3%), sendo o envenenamento por ingestão ou manuseio dos produtos o diagnóstico6 mais comum (86,2%). A maioria dos casos restantes envolveu queimaduras químicas.
O produto mais perigoso parece ser o removedor de esmalte7, que está envolvido em cerca de 17% das lesões3 tratadas nos DEs durante o período do estudo. O esmalte7 foi responsável por mais de 9% dos ferimentos. Os relaxantes de cabelo8, que alteram quimicamente a textura dos fios crespos para facilitar os penteados, foram responsáveis por cerca de 10% das lesões3, enquanto o xampu e o condicionador foram responsáveis por outros 7% dos casos. Cremes e loções para a pele5, entretanto, se encarregavam de cerca de 10% das lesões3 relacionadas ao uso de cosméticos no estudo. E quase 13% dos casos envolveram o uso de perfumes e colônias.
Quase três em cada cinco casos envolveram bebês9 e crianças menores de 2 anos de idade. Nessa idade, as crianças não podem ler os rótulos e tendem a explorar os produtos colocando-os na boca10, disse Rebecca McAdams, do Centro de Pesquisa e Políticas de Lesões3 do Nationwide Children's Hospital, em Columbus, Ohio.
Este é o primeiro estudo a usar uma amostra nacionalmente representativa para descrever a epidemiologia das lesões3 relacionadas ao uso de cosméticos entre crianças com idade inferior a 5 anos.
A exposição não intencional a cosméticos é uma importante fonte de lesões3 em crianças pequenas e os pais devem ser aconselhados a pensar com mais cuidado sobre como eles devem armazenar os itens de higiene pessoal em suas residências.
Leia sobre "Prurido11 ou coceira", "Alergias" e "Testes alérgicos".
Fonte: Clinical Pediatrics, em 16 de junho de 2019.