Gostou do artigo? Compartilhe!

Abacavir: medicamento contra o HIV é associado a maior risco de infarto

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O abacavir é um medicamento antiviral comumente usado no tratamento de pacientes infectados pelo HIV1. Estudo publicado na revista The Lancet relata que este medicamento mostrou dobrar o risco de um ataque cardíaco.

Uma equipe da Universidade de Copenhagen estudou medicamentos (zidovudina, didanosina, estavudina, lamivudina e abacavir) contra o HIV1. Participaram do estudo prospectivo2 mais de 33 mil pessoas. A pesquisa revelou uma probabilidade de ocorrência de dano até então desconhecida: o abacavir pode dobrar o risco de uma pessoa sofrer um infarto do miocárdio3. Este perigo não é cumulativo. Após 6 meses de suspensão do medicamento, os indivíduos não apresentam mais riscos cardiovasculares aumentados.

Pesquisadores dinamarqueses alertam que os médicos devem considerar programas alternativos de tratamento para alguns pacientes, levando em conta os resultados da pesquisa, juntamente com outros fatores de risco como história familiar, fumo e atividades físicas.

Os únicos medicamentos que mostraram risco cardíaco aumentado foram o abacavir e a didanosina. Esta última não é usada no Reino Unido e apresenta menor que o abacavir.

O abacavir reduz a quantidade de vírus4 no organismo e é geralmente usado em combinação com outras drogas.

Fonte: The Lancet

NEWS.MED.BR, 2008. Abacavir: medicamento contra o HIV é associado a maior risco de infarto. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/15620/abacavir-medicamento-contra-o-hiv-e-associado-a-maior-risco-de-infarto.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
3 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
Gostou do artigo? Compartilhe!