A Biomérieux Brasil S.A. inicia recolhimento voluntário de lotes do Slidex Rota-Kit 2, teste para detecção de rotavírus diretamente nas amostras de fezes
Verificou-se que estes lotes apresentam, com o tempo, perda gradativade sensibilidade do reagente Látex R1, causando baixa aglutinação do controle positivo R3, levando à possibilidade de resultados falso-positivos. Este resultado não ocasiona evento adverso no paciente, No entanto, não possibilita a identificação correta do agente causador do quadro gastrointestinal e pode provocar prescrição abusiva de antibióticos não indicados para o tratamento de gastroenterites de etiologia1 viral. A empresa recebeu uma reclamação procedente do Brasil, além de outras 13 de outros países.
O produto está registrado no Brasil sob o nº 10158120201, com validade até 19-12-2006. Atualmente, não consta no banco de dados da Anvisa notificações de queixas técnicas do produto envolvido neste Alerta 829. A Unidade de Tecnovigilância está acompanhando as ações adotadas pela empresa e alerta para a importância dos clientes estarem atentos ao problema e notificarem qualquer queixa técnica (tecnovigilancia@anvisa.gov.br).
Fonte: Anvisa
NEWS.MED.BR, 2006. A Biomérieux Brasil S.A. inicia recolhimento voluntário de lotes do Slidex Rota-Kit 2, teste para detecção de rotavírus diretamente nas amostras de fezes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1275/a-biomerieux-brasil-s-a-inicia-recolhimento-voluntario-de-lotes-do-slidex-rota-kit-2-teste-para-deteccao-de-rotavirus-diretamente-nas-amostras-de-fezes.htm>. Acesso em: 3 out. 2024.