Atalho: 6B1F49M
Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA: novo medicamento aprovado para o câncer de pele, o Vismodegib

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Vismodegib (comercializado como Erivedge), o primeiro medicamento para o tratamento do carcinoma1 de células2 basais metastático. O medicamento é indicado para pacientes3 cujo câncer4 tenha avançado localmente ou à distância e para quem a cirurgia ou a radiação não é uma opção.

A aprovação foi baseada em um estudo multicêntrico com 104 pacientes com carcinoma1 de células2 basais localmente avançado ou metastático. O estudo anatomopatológico de revisão confirmou o diagnóstico5 do tumor6 em 96 pacientes - 33 pacientes com carcinoma1 de células2 basais metastático e 63 pacientes com carcinoma1 de células2 basais localmente avançado. Trinta por cento dos pacientes com doença metastática7, que tomaram 150 mg de Vismodegib ao dia, tiveram uma redução parcial das lesões8 cancerosas e 43% daqueles com doença avançada localmente mostraram uma redução parcial ou completa.

Vismodegib terá uma advertência, em sua bula, sobre o risco potencial de graves defeitos congênitos9 ou de morte fetal. Os médicos devem verificar a possibilidade de gravidez10 antes de prescreverem o medicamento e recomendarem métodos contraceptivos para todas as mulheres em idade fértil. Efeitos colaterais11 comuns do tratamento incluem diminuição do apetite, queda dos cabelos, perda de peso, espasmos12 musculares, fadiga13, artralgias14, náuseas15 e vômitos16.

Fonte: FDA

NEWS.MED.BR, 2012. FDA: novo medicamento aprovado para o câncer de pele, o Vismodegib. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/258460/fda-novo-medicamento-aprovado-para-o-cancer-de-pele-o-vismodegib.htm>. Acesso em: 29 fev. 2020.

Complementos

1 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
7 Doença metastática: Câncer que se espalhou do seu local de origem a outras partes do organismo.
8 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
9 Defeitos congênitos: Problemas ou condições que estão presentes ao nascimento.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
12 Espasmos: 1. Contrações involuntárias, não ritmadas, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosas ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
13 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
14 Artralgias: Dor em articulações.
15 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
16 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
Gostou do artigo? Compartilhe!