Gostou do artigo? Compartilhe!

Primeiro estudo brasileiro sobre o transtorno da conduta mostra uma prevalência de 30% desta condição entre adolescentes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O primeiro estudo realizado no Brasil sobre a prevalência1 do transtorno da conduta - desordem psicológica que vai desde mentir e matar aula até brigar com uso de armas e praticar assaltos - foi publicado na edição de setembro da revista Cadernos de Saúde2 Pública.

Foram entrevistados 1.145 adolescentes de 11 a 15 anos moradores de Pelotas (RS) para  investigação da presença de seis comportamentos: ter freqüentemente passado a noite na rua, sem autorização dos pais; ter freqüentemente mentido ou enganado os outros; ter roubado alguma coisa; ter ameaçado bater em outras pessoas; ter destruído coisas de propósito; e ter machucado animais ou pessoas de propósito. Os resultados mostram que três em cada dez adolescentes apresentam dois ou mais dos comportamentos avaliados.
 
A prevalência1 de 30% para transtorno da conduta entre os adolescentes de Pelotas é similar à observada no Peru e muito superior à verificada no Canadá - neste país, a prevalência1 é de 5,5%.  Essas diferenças nos valores provavelmente são decorrentes da divergência de instrumentos utilizados nas coletas de dados e nas diferenças socioeconômicas e culturais dos locais investigados, segundo a pesquisadora Ana Laura Sica Cruzeiro e co-autores no artigo.
 
Os pesquisadores também constataram que esse transtorno é mais freqüente entre os meninos de classes socioeconômicas mais baixas, entre jovens que sofreram bullying, isto é, “todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivações evidentes, dentro de uma relação desigual de poder, causando dor, angústia e humilhação” e entre aqueles que usaram bebidas alcoólicas ou drogas no mês anterior à entrevista.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

NEWS.MED.BR, 2008. Primeiro estudo brasileiro sobre o transtorno da conduta mostra uma prevalência de 30% desta condição entre adolescentes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/25230/primeiro-estudo-brasileiro-sobre-o-transtorno-da-conduta-mostra-uma-prevalencia-de-30-desta-condicao-entre-adolescentes.htm>. Acesso em: 13 ago. 2020.

Complementos

1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!