Atalho: 5RDTD5D
Gostou do artigo? Compartilhe!

Novos medicamentos anticâncer: Rexahn Pharmaceuticals publica dados sobre os derivados da isoquinolinamina no European Journal & Medicinal Chemistry

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Rexahn Pharmaceuticals anunciou dados pré-clínicos do desenvolvimento do 3-aryl-1-isoquinolinaminas em publicação no European Journal & Medicinal Chemistry. Na pesquisa, os novos compostos mostraram potencial para desenvolvimento de agentes quimioterapêuticos citotóxicos1 potenciais contra oito tipos de células2 cancerosas humanas.

No estudo, derivados do 3-aryl-1-isoquinolinaminas mostraram excelente ação citotóxica contra oito diferentes células2 humanas cancerosas (mama3, próstata4, cólon5, ovário6, rins7, pâncreas8, glioblastoma e melanoma9). Estes derivados foram sintetizados e avaliados através do modelo QSAR, do inglês Quantitative Structure-Activity Relationship, e estudo de células2 in vitro. O modelo QSAR é usado no desenvolvimento de drogas e screening virtual para encontrar novos compostos químicos. As atividades citotóxicas desses novos compostos são calculadas usando o modelo QSAR e comparadas a dados cititóxicos reais de agentes sintetizados.

Neste estudo publicado, foi estabelecido que derivados da isoquinolinaminas, como o RX-8243, apresentam importante potencial anticâncer e podem ser desenvolvidos como agentes quimioterapêuticos, de acordo com Rick Soni, presidente da Rexahn.

Fonte: Rexahn Pharmaceuticals

NEWS.MED.BR, 2010. Novos medicamentos anticâncer: Rexahn Pharmaceuticals publica dados sobre os derivados da isoquinolinamina no European Journal & Medicinal Chemistry. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/91347/novos-medicamentos-anticancer-rexahn-pharmaceuticals-publica-dados-sobre-os-derivados-da-isoquinolinamina-no-european-journal-amp-medicinal-chemistry.htm>. Acesso em: 17 jan. 2020.

Complementos

1 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
5 Cólon:
6 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
7 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
8 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
9 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
Gostou do artigo? Compartilhe!