Gostou do artigo? Compartilhe!

Tequim®: FDA e empresa Bristol Myers Squibb divulgam um alerta aos profissionais da saúde sobre mudanças na seção de contra-indicações quanto à prescrição do produto

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
O Food and Drug Administration (FDA), junto com a empresa Bristol Myers Squibb, publicou um alerta aos profissionais da saúde1 sobre mudanças na seção de contra-indicações quanto à prescrição do produto Tequim® (comercializado no Brasil com o mesmo nome). Os riscos ressaltados são de sérias alterações nos níveis de glicose2, caracterizando tanto quadro de hiperglicemia3 quanto de hipoglicemia4, e CONTRA-INDICAÇÃO para pacientes5 diabéticos.

As mudanças no produto também incluem informações identificando outros fatores de risco para o desenvolvimento de hiperglicemia3 e hipoglicemia4, incluindo idade avançada, insuficiência renal6 e uso concomitante de outras drogas juntamente com Tequim® que, devido à interação medicamentosa, poderiam piorar o quadro. As propostas de mudança estão destacadas na Carta aos Profissionais de Saúde1 publicada pela BMS.

Profissionais da saúde1 são aconselhados a avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios potenciais em utilizar o medicamento gatifloxacina, que se caracteriza no princípio ativo do medicamento registrado com a marca Tequim®, para tratar pacientes que possuam um ou mais fatores de risco apresentados anteriormente. Recomenda-se fazer um criterioso acompanhamento clínico avaliando os níveis séricos de glicose2.

Responsável por promover a utilização correta e segura dos medicamentos comercializados, a Unidade de Farmacovigilância da Anvisa está solicitando a todos os profissionais de saúde1 que notifiquem suspeita de reações adversas a qualquer produto contendo gatifloxacina, seja de uso sistêmico7 ou tópico8 (e todas as suspeitas de reação adversa a qualquer medicamento), por meio do Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos.

Fonte: FDA
          Carta direcionada aos profissionais de saúde1 sobre Tequim (PDF)
          Anvisa

NEWS.MED.BR, 2006. Tequim®: FDA e empresa Bristol Myers Squibb divulgam um alerta aos profissionais da saúde sobre mudanças na seção de contra-indicações quanto à prescrição do produto. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1231/tequim-fda-e-empresa-bristol-myers-squibb-divulgam-um-alerta-aos-profissionais-da-saude-sobre-mudancas-na-secao-de-contra-indicacoes-quanto-a-prescricao-do-produto.htm>. Acesso em: 17 nov. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
4 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
7 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
8 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
Gostou do artigo? Compartilhe!