FDA aprova o Onglyza (saxagliptina), novo medicamento para diabetes tipo 2
O Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula a comercialização de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, aprovou um novo medicamento para o diabetes tipo 21. O Onglyza (saxagliptina), um inibidor da dipeptidil peptidase-4 (DPP-4), está indicado como tratamento adjuvante à dieta e aos exercícios físicos para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus2 tipo 2, pode ser associado aos antidiabéticos orais3 comumente prescritos - metformina4, sulfonilureias5 ou tiazolidionas - ou usado como monoterapia. Ele reduz significativamente os níveis de hemoglobina glicosilada6 (A1C7).
Onglyza não é recomendado para o tratamento do diabetes tipo 18 ou para tratar a cetoacidose diabética9 (aumento dos níveis de cetonas no sangue10 e na urina11). Seu uso não foi estudado em combinação com insulinas.
O FDA recomenda avaliar a função renal12 dos pacientes antes do início do tratamento com este novo medicamento e, após o início, de maneira periódica.
O medicamento pode ser ingerido uma vez ao dia, independente das refeições, e está disponível nas apresentações de 2,5mg e de 5,0mg.
Fontes:
FDA
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia