Gostou do artigo? Compartilhe!

Academia Americana de Pediatria recomenda uso ampliado da vacina conjugada pneumocócica PCV13 em crianças de 6 a 18 anos de idade com imunodeficiências

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

As crianças com idades entre 6 e 18 anos com deficiências do sistema imunológico1 e outras condições de alto risco para doenças pneumocócicas invasivas devem receber uma dose única de PCV13, de acordo com a nova recomendação da Associação Americana de Pediatria (AAP) publicada no periódico Pediatrics.

O uso rotineiro das vacinas conjugadas pneumocócicas (PCV7 e PCV13), a partir de 2000, resultou em uma drástica redução na incidência2 de doenças pneumocócicas invasivas (DPI) atribuíveis aos sorotipos de Streptococcus pneumoniae contidos nas vacinas. No entanto, as crianças mais velhas com imunodeficiência3 e demais condições tais como HIV4, doença falciforme, vazamento de fluido cerebroespinhal ou com implantes cocleares têm taxas muito mais elevadas de DPI, necessitando das novas recomendações. O Comitê Consultivo em Práticas de Imunização5 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e da Academia Americana de Pediatria recomenda o uso ampliado de PCV13 em crianças de 6 a 18 anos de idade com determinadas condições que as coloquem em risco elevado de desenvolver alguma DPI. Esta declaração fornece recomendações para o uso de PCV13 em crianças de 6 a 18 anos. Uma única dose de PCV13 deve ser administrada a certas crianças, nessa faixa etária, que estão em risco elevado para DPI. As recomendações para o uso de PCV13 em crianças saudáveis e para a vacina6 pneumocócica (PPSV23) permanecem inalteradas.

A AAP recomenda que as crianças nessa faixa etária com HIV4, doença falciforme, vazamento de fluido cerebroespinhal ou com implantes cocleares devem receber a vacina6 pneumocócica conjugada PCV13, caso não a tenham recebido anteriormente. E devem receber esta dose de PCV13 independentemente de terem recebido PCV7 ou PPSV23 no passado.

Fonte: Pediatrics, publicação online, de 24 de novembro de 2014

NEWS.MED.BR, 2014. Academia Americana de Pediatria recomenda uso ampliado da vacina conjugada pneumocócica PCV13 em crianças de 6 a 18 anos de idade com imunodeficiências. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/587067/academia-americana-de-pediatria-recomenda-uso-ampliado-da-vacina-conjugada-pneumococica-pcv13-em-criancas-de-6-a-18-anos-de-idade-com-imunodeficiencias.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Imunização: Processo mediante o qual se adquire, de forma natural ou artificial, a capacidade de defender-se perante uma determinada agressão bacteriana, viral ou parasitária. O exemplo mais comum de imunização é a vacinação contra diversas doenças (sarampo, coqueluche, gripe, etc.).
6 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
Gostou do artigo? Compartilhe!