Atividade sexual precoce aumenta risco de câncer de colo de útero devido ao contato mais longo com o HPV, segundo estudo publicado no British Journal of Cancer
Estudo realizado pela International Agency for Research on Cancer1 e publicado pelo British Journal of Cancer1 relata que a atividade sexual precoce pode aumentar o risco de câncer1 do colo do útero2, pois quanto mais cedo o contato com o papilomavírus humano (HPV), maior o risco de desenvolver este tipo de tumor3.
A pesquisa incluiu mais de 20 mil mulheres para estudar o motivo de mulheres mais pobres correrem maior risco de desenvolver câncer1 de colo4 de útero5. Os resultados mostram que essas mulheres tendem a iniciar sua vida sexual em média quatro anos mais cedo que mulheres de classes sociais mais elevadas, tendo contato mais precoce com o vírus6 HPV. Dessa forma, o vírus6 teria mais tempo de produzir os danos que levam ao desenvolvimento do tumor3.
Os resultados indicam a necessidade de vacinação, principalmente para meninas de classes sociais menos favorecidas, antes de começarem a ter relações sexuais.
Fonte consultada: British Journal of Cancer1