Atalho: 57FF33V
Gostou do artigo? Compartilhe!

Atividade sexual precoce aumenta risco de câncer de colo de útero devido ao contato mais longo com o HPV, segundo estudo publicado no British Journal of Cancer

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo realizado pela International Agency for Research on Cancer1 e publicado pelo British Journal of Cancer1 relata que a atividade sexual precoce pode aumentar o risco de câncer1 do colo do útero2, pois quanto mais cedo o contato com o papilomavírus humano (HPV), maior o risco de desenvolver este tipo de tumor3.

A pesquisa incluiu mais de 20 mil mulheres para estudar o motivo de mulheres mais pobres correrem maior risco de desenvolver câncer1 de colo4 de útero5. Os resultados mostram que essas mulheres tendem a iniciar sua vida sexual em média quatro anos mais cedo que mulheres de classes sociais mais elevadas, tendo contato mais precoce com o vírus6 HPV. Dessa forma, o vírus6 teria mais tempo de produzir os danos que levam ao desenvolvimento do tumor3.

Os resultados indicam a necessidade de vacinação, principalmente para meninas de classes sociais menos favorecidas, antes de começarem a ter relações sexuais.

Fonte consultada: British Journal of Cancer1

NEWS.MED.BR, 2009. Atividade sexual precoce aumenta risco de câncer de colo de útero devido ao contato mais longo com o HPV, segundo estudo publicado no British Journal of Cancer. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/53170/atividade-sexual-precoce-aumenta-risco-de-cancer-de-colo-de-utero-devido-ao-contato-mais-longo-com-o-hpv-segundo-estudo-publicado-no-british-journal-of-cancer.htm>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Colo do útero: Porção compreendendo o pescoço do ÚTERO (entre o ístmo inferior e a VAGINA), que forma o canal cervical.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
5 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
6 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

27/12/2009 - Complemento feito por Roseli
Re: Atividade sexual precoce aumenta risco de câncer de colo de útero devido ao contato mais longo com o HPV, segundo estudo publicado no British Journal of Cancer
Se for descoberto o HPV e a paciente se submeter a uma histerectomia,pode ser descartado o risco de câncer?

  • Entrar
  • Assinar