Pediatrics: nova ferramenta pode auxiliar o diagnóstico de cefaleias em crianças e adolescentes
Até o momento não há entrevistas estruturadas para se avaliar os critérios de diagnóstico1 da dor de cabeça2 em crianças. O objetivo do estudo, publicado pelo periódico Pediatrics, foi analisar a validade da Diagnostic Interview of Headache Syndromes -Child Version (DIHS-C), desenvolvida no National Institute of Mental Health, para diagnóstico1 de cefaleias3 e comorbidades4 associadas em crianças e adolescentes.
A DIHS-C é uma entrevista diagnóstica totalmente estruturada com uma história clínica aberta, módulos com sintomas5-chave para cada um dos subtipos mais frequentes de dor de cabeça2 e questões relacionadas à duração, frequência, curso e tratamento das cefaleias3. Este artigo apresenta a validação da entrevista em uma amostra de 104 crianças avaliadas como parte de um estudo comunitário.
A sensibilidade de diagnóstico1 da entrevista DIHS-C, comparando-a ao diagnóstico1 de um neurologista6 especializado em cefaleia7, foi de 98% e especificidade foi de 61%. Níveis semelhantes de sensibilidade e especificidade foram encontrados por sexo e idade das crianças.
Concluiu-se que a DIHS-C fornece uma nova ferramenta que pode aumentar a confiabilidade dos diagnósticos pediátricos em ambientes clínicos e comunitários.
Fonte: Pediatrics, publicação online de 24 de dezembro de 2012