CD44 ajuda a monitorizar resposta à quimioterapia em pacientes com câncer gastrointestinal
A diminuição da CD44, molécula envolvida na proliferação celular, diferenciação, migração e angiogênese1, correlaciona-se com a resposta tumoral à quimioterapia2 em pacientes com câncer3 gastrointestinal.
Em artigo publicado no periódico Anticancer Research foi investigado o papel da CD44 em pacientes com adenocarcinoma4 ductal e metastático do pâncreas5, com câncer3 colorretal ou com câncer3 de estômago6, tratados com diferentes combinações de quimioterapia2 paliativa.
A expressão de CD44 foi medida por citometria de fluxo em amostras de sangue7 de pacientes (n=15) e os resultados foram correlacionados com a expressão de CA19-9 e com os resultados de tomografia computadorizada8.
Foi encontrada uma correlação significativa (p<0,05) entre a diminuição de CD44 e da resposta tumoral de acordo com os critérios de elevação do marcador tumoral e a resposta de avaliação em tumores sólidos.
Os cientistas foram capazes de monitorar as mudanças de expressão de CD44 após a quimioterapia2 e detectar uma correlação entre a queda de CD44 e a resposta dos pacientes ao tratamento.
Os resultados mostram que a detecção de CD44 ajuda a monitorizar a resposta à quimioterapia2 em pacientes com câncer3 gastrointestinal.
Fonte: Anticancer Research – International Journal of Cancer3 Research and Treatment