Homens de meia-idade que comem sete ou mais ovos por semana têm maior risco de morte precoce
Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revela que consumir sete ou mais ovos por semana aumenta em 23% as chances de morte por qualquer causa. Para os diabéticos, o consumo de ovos, em qualquer quantidade, aumenta o risco de infarto do miocárdio1 e acidente vascular cerebral2.
A pesquisa da Universidade de Harvard, nos EUA, avaliou 21.327 médicos do sexo masculino ao longo de 20 anos. Neste período, mais de 5.000 homens morreram, 1.550 tiveram ataques cardíacos e 1.342 sofreram acidentes vasculares3 cerebrais.
Foi observado que o consumo de até sete ovos por semana, por homens sem diabetes4, não está associado a um maior risco de morte, segundo relatam o Dr. Luc Djousse e o Dr. J. Michael Gaziano, da Brigham and Women's Hospital e da Escola Médica de Harvard. Já os participantes que comiam sete ou mais ovos por semana apresentaram 23% mais chances de morrerem por qualquer causa. Os resultados também indicaram que, para os diabéticos, o consumo de ovos em qualquer quantidade aumenta os riscos de ataque cardíaco e derrame5.
O padrão de consumo de ovos na população estudada foi extremamente baixo: apenas 8% dos participantes comiam um ovo6 ao dia.