Atalho: 5VICKSH
Gostou do artigo? Compartilhe!

Homens de meia-idade que comem sete ou mais ovos por semana têm maior risco de morte precoce

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revela que consumir sete ou mais ovos por semana aumenta em 23% as chances de morte por qualquer causa. Para os diabéticos, o consumo de ovos, em qualquer quantidade, aumenta o risco de infarto do miocárdio1 e acidente vascular cerebral2.

A pesquisa da Universidade de Harvard, nos EUA, avaliou 21.327 médicos do sexo masculino ao longo de 20 anos. Neste período, mais de 5.000 homens morreram, 1.550 tiveram ataques cardíacos e 1.342 sofreram acidentes vasculares3 cerebrais. 

Foi observado que o consumo de até sete ovos por semana, por homens sem diabetes4, não está associado a um maior risco de morte, segundo relatam o Dr. Luc Djousse e o Dr. J. Michael Gaziano, da Brigham and Women's Hospital e da Escola Médica de Harvard. Já os participantes que comiam sete ou mais ovos por semana apresentaram 23% mais chances de morrerem por qualquer causa. Os resultados também indicaram que, para os diabéticos, o consumo de ovos em qualquer quantidade aumenta os riscos de ataque cardíaco e derrame5.

O padrão de consumo de ovos na população estudada foi extremamente baixo: apenas 8% dos participantes comiam um ovo6 ao dia.

 

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition

NEWS.MED.BR, 2008. Homens de meia-idade que comem sete ou mais ovos por semana têm maior risco de morte precoce. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/16090/homens-de-meia-idade-que-comem-sete-ou-mais-ovos-por-semana-tem-maior-risco-de-morte-precoce.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
2 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
3 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
5 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
6 Ovo: 1. Célula germinativa feminina (haploide e madura) expelida pelo OVÁRIO durante a OVULAÇÃO. 2. Em alguns animais, como aves, répteis e peixes, é a estrutura expelida do corpo da mãe, que consiste no óvulo fecundado, com as reservas alimentares e os envoltórios protetores.
Gostou do artigo? Compartilhe!