Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo da Universidade de Michigan comprova a eficácia do retinol no rejuvenescimento da pele

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
 

Estudo realizado na Universidade de Michigan e publicado na edição de maio do Archives of Dermatology constatou que o uso de creme de retinol a 0,4% (vitamina1 A) é eficaz para o rejuvenescimento da pele2.


Até hoje, os trabalhos científicos existentes indicavam a capacidade do retinol de suavizar os efeitos danosos da exposição ao sol - o fotoenvelhecimento. Já a pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que o uso prolongado da substância, além de melhorar a aparência da pele2, torna-a menos suscetível a feridas e ulcerações3 comuns à epiderme4 de pessoas idosas.


Um grupo de 36 americanos com idade média de 87 anos foi acompanhado durante 6 meses. Três vezes por semana, os pacientes cobriam a superfície interna de um braço com uma camada de creme de retinol a 0,4%. No outro braço, para efeito de comparação, os pacientes usaram uma loção isenta de substância ativa. Ao final de 24 semanas, as duas áreas foram submetidas a uma análise bioquímica e uma avaliação clínica feita por médicos. A região tratada com retinol mostrou-se mais hidratada, as rugas foram atenuadas e a produção de colágeno5, fibra que dá sustentação à pele2, aumentou duas vezes e meia no local. Além da melhora na aparência, a pele2 estava menos suscetível às feridas que comumente aparecem na epiderme4 dos idosos.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) limita a 0,3% a concentração da substância em cosméticos vendidos nas farmácias brasileiras. Cremes com maiores concentrações só podem ser adquiridos com receita médica.


Fonte: Archives of Dermatology

NEWS.MED.BR, 2007. Estudo da Universidade de Michigan comprova a eficácia do retinol no rejuvenescimento da pele. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11339/estudo-da-universidade-de-michigan-comprova-a-eficacia-do-retinol-no-rejuvenescimento-da-pele.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Ulcerações: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
4 Epiderme: Camada superior ou externa das duas camadas principais da pele.
5 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
Gostou do artigo? Compartilhe!