Gostou do artigo? Compartilhe!

Bulas no celular: agora você pode acessar conteúdo completo das bulas pelo celular ou computador. Centralx lança www.bulas.med.br

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Bulas é um sistema online gratuito com mais de 6 mil bulas cadastradas. Acessado via internet através do endereço http://www.bulas.med.br, o sistema permite a busca por bulas através de quatro critérios principais: medicamentos, substâncias, ações terapêuticas e laboratórios. Pelo seu celular, você acessa as bulas dos medicamentos pelo endereço x.bulas.med.br.

O Bulas é desenvolvido pela Centralx1, empresa nacional que desde 1993 desenvolve sistemas inteligentes em saúde2, como o HiDoctor3, para consultórios, e o Clinic, para clínicas e centros médicos. A empresa tem se preocupado cada vez mais em fornecer, através de recursos tecnológicos inovadores, informações para médicos e pacientes.

A iniciativa soma-se a outras anteriores, quando foram lançados bancos de dados como o de Genéricos, o CID-10, a Tabela de Preços de Medicamentos e o canal de notícias News.med.br que, publicado sob consultoria de uma equipe médica, traz notícias da área médica, materiais de apoio a pacientes e lançamentos de medicamentos. Todos estes sistemas são disponibilizados pela Centralx1 gratuitamente com o objetivo auxiliar profissionais da saúde2 e informar pacientes em busca de informações complementares.

O Bulas visa, desta forma, facilitar o acesso à informação para profissionais e pacientes, auxiliando o uso e a prescrição racional de medicamentos. Ao pesquisar, por exemplo, uma ação terapêutica4, são apresentadas as bulas de todos os medicamentos registrados naquela categoria.

Vantagens para médicos e utilização via celular

O Bulas traz, para o dia-a dia do médico, vantagens como a otimização do tempo do atendimento. É possível acessar o bulário completo do medicamento durante a consulta a um simples clique no computador. Por exemplo, se o paciente citar o uso de um medicamento que não seja de prescrição conhecida pelo médico, ele poderá consultar o bulário de forma rápida e solucionar sua dúvida sem ter que ficar folheando diversos livros.

Outra novidade é que o Bulas pode ser acessado também via celular, o que permite que o médico encontre as informações sobre medicamentos a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta acessar o endereço x.bulas.med.br e pesquisar o medicamento.

Educação do paciente

Em relação aos pacientes, a utilização do texto da bula tem sido incentivada no sentido de promover a educação do paciente - não para a auto-medicação, mas para uma adesão mais consciente ao tratamento. Estima-se que aproximadamente metade dos pacientes em uso contínuo de medicamentos não aderem ao tratamento estabelecido pelo médico (Kesser DA. Communicating with pacients about their medications. New Engl J Med 1991:325:1650-2). A insuficiência5 de informações sobre os medicamentos prescritos é um fator importante a se considerar em relação a este índice de adesão.

Durante a consulta, o paciente tende a prestar mais atenção nos dados sobre a doença e o diagnóstico6, muitas vezes não fixando as informações sobre a prescrição. Através do conhecimento, o paciente sente-se atuante no processo de cura e assume um papel fundamental para os resultados do tratamento prescrito pelo médico.

 

Conheça os sistemas gratuitos desenvolvidos pela Centralx1:

- Bulas
- Genéricos
- CID-10
- Tabela de Preços de Medicamentos

NEWS.MED.BR, 2007. Bulas no celular: agora você pode acessar conteúdo completo das bulas pelo celular ou computador. Centralx lança www.bulas.med.br. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/software-medico/10460/bulas-no-celular-agora-voce-pode-acessar-conteudo-completo-das-bulas-pelo-celular-ou-computador-centralx-lanca-www-bulas-med-br.htm>. Acesso em: 26 set. 2020.

Complementos

1 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 HiDoctor: Software para consultórios médicos inteligentes desenvolvido pela Centralx para auxiliar as atividades do consultório e apoiar os pacientes através de recursos exclusivos de comunicação.
4 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
5 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
Gostou do artigo? Compartilhe!