Atalho: 5U7TTIT
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dor pélvica ou abdominal, edema abdominal, dificuldade de se alimentar e urgência para urinar podem ser sintomas precoces do câncer de ovário

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Antes dizia-se que o câncer1 de ovário2 não mostrava sintomas3 que permitissem seu diagnóstico4 precoce. Este tipo de tumor5 não apresentava sintomas3 notáveis até que pudesse ser diagnosticado em um estágio avançado e de difícil tratamento. A situação era ainda mais complicada pela ausência de um teste de screening do tumor5 de ovário2 como, por exemplo, o Exame de Papanicolau6, que existe para rastreamento do câncer1 de colo7 de útero8.

Pesquisadores recentemente descreveram sintomas3 que devem ser observados pelas mulheres:

  • dor pélvica9 ou abdominal
  • edema10 abdominal (inchaço11 no abdome12)
  • dificuldade de se alimentar ou sensação de plenitude gástrica (também conhecida como empachamento) logo após o início da alimentação
  • sensação de urgência13 ou aumento da frequência para urinar

A Fundação de Câncer1 Ginecológico (Gynecologic Cancer1 Foundation), a Sociedade de Oncologistas Ginecológicos (Society of Gynecologic Oncologists) e a Sociedade Americana de Câncer1 (American Cancer1 Society) estão recomendando que as mulheres prestem atenção especial a estes sintomas3 e procurem um ginecologista caso eles estejam ocorrendo quase todos os dias por mais de duas semanas ou sejam diferentes do que normalmente elas sentem.

A maioria desses sintomas3 pode ser causada por outras doenças menos graves que o câncer1 de ovário2, mas eles devem ser observados por todas as mulheres.

A sobrevida14 de uma mulher com diagnóstico4 precoce de carcinoma15 de ovário2 é de 70 a 90%. Em um diagnóstico4 do tumor5 em estágio avançado, as chances de sobrevivência16 caem para 20 a 30%.

Fonte: American Cancer1 Society

NEWS.MED.BR, 2007. Dor pélvica ou abdominal, edema abdominal, dificuldade de se alimentar e urgência para urinar podem ser sintomas precoces do câncer de ovário. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/para-pacientes/11378/dor-pelvica-ou-abdominal-edema-abdominal-dificuldade-de-se-alimentar-e-urgencia-para-urinar-podem-ser-sintomas-precoces-do-cancer-de-ovario.htm>. Acesso em: 20 out. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
6 Papanicolau: Método de coloração para amostras de tecido, particularmente difundido por sua utilização na detecção precoce do câncer de colo uterino.
7 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
8 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
9 Pélvica: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
10 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
11 Inchaço: Inchação, edema.
12 Abdome: Região do corpo que se localiza entre o TÓRAX e a PELVE.
13 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.
14 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
15 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
16 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
Gostou do artigo? Compartilhe!