Gostou do artigo? Compartilhe!

Descoberta a p11, uma proteína que pode atuar na fisiopatologia da depressão

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um artigo publicado na Revista Science de 6 de janeiro de 2006 mostra que uma proteína chave, chamada de p11, parece regular a reação de células1 cerebrais à serotonina, já que torna os receptores de serotonina disponíveis para ação. Embora os especialistas já tenham estabelecido uma ligação entre a serotonina - substância cujo nível está ligado às depressões - e as depressões, o papel exato deste neurotransmissor ainda não está totalmente definido.

O principal autor do estudo, Per Svenningsson, relata que a descoberta mostra diminuição dos níveis dessa proteína p11 em animais com depressão induzida em laboratório e em tecidos cerebrais de pessoas com depressão. Ele conclui que medicamentos que aumentem as proteínas2 p11 no cérebro3 terão efeitos antidepressivos.

A 5-hidroxitriptamina ou serotonina (5-HT) é uma indolamina produto da hidroxilação e carboxilação do aminoácido L-Triptofano. Ela tem um efeito inibidor da conduta juntamente com um efeito modulador geral da atividade psíquica. Atua sobre quase todas as funções cerebrais, inibindo-a de forma direta ou estimulando o sistema GABA4.

Fonte: Revista Science

NEWS.MED.BR, 2006. Descoberta a p11, uma proteína que pode atuar na fisiopatologia da depressão. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/845/descoberta-a-p11-uma-proteina-que-pode-atuar-na-fisiopatologia-da-depressao.htm>. Acesso em: 20 out. 2020.

Complementos

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 GABA: GABA ou Ácido gama-aminobutírico é o neurotransmissor inibitório mais comum no sistema nervoso central.
Gostou do artigo? Compartilhe!