Atalho: 5JNYYFC
Gostou do artigo? Compartilhe!

Superbactéria produtora de NDM-1: The Lancet publica emergência de novo mecanismo de resistência aos antibióticos em bactéria descoberta na Índia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O periódico The Lancet Infectious Diseases pesquisou a prevalência1 da enzima2 metalo-beta-lactamase-1 de Nova Délhi (NDM-1) na multiresistência aos antibióticos na Enterobacteriaceae encontrada na Índia, Paquistão e Reino Unido.

A Enterobacteriaceae isolada foi estudada em dois centros da Índia - Chennai (sul da Índia) e Haryana (norte da Índia) – e em laboratórios de referência do Reino Unido. Os pesquisadores avaliaram a susceptibilidade3 aos antibióticos e a presença do gene blaNDM-1 de resistência ao carbapenem usando técnicas de PCR4. Os casos em pacientes do Reino Unido foram revisados procurando evidências de viagens ou admissões recentes em hospitais na Índia ou no Paquistão.

Os autores do estudo identificaram 44 bactérias isoladas com DNM-1 em Chennai, 26 em Haryana, 37 no Reino Unido e 73 em outros locais na índia e no Paquistão. A NDM-1 foi encontrada mais frequentemente nas bactérias Escherichia coli (36) e Klebsiella pneumoniae (111), as quais são resistentes a quase todos os antibióticos, exceto à tigeciclina e à colistina. Muitos pacientes do Reino Unido viajaram para a Índia ou para o Paquistão no último ano ou tiveram algum contato nestes países.

Há um grande potencial da NDM-1 ser um problema de saúde5 pública e uma vigilância internacional se faz necessária, segundo os cientistas.

Fonte: The Lancet Infectious Diseases – Online First de 11 de agosto de 2010

NEWS.MED.BR, 2010. Superbactéria produtora de NDM-1: The Lancet publica emergência de novo mecanismo de resistência aos antibióticos em bactéria descoberta na Índia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/69022/superbacteria-produtora-de-ndm-1-the-lancet-publica-emergencia-de-novo-mecanismo-de-resistencia-aos-antibioticos-em-bacteria-descoberta-na-india.htm>. Acesso em: 10 abr. 2021.

Complementos

1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
3 Susceptibilidade: 1. Ato, característica ou condição do que é suscetível. 2. Capacidade de receber as impressões que põem em exercício as ações orgânicas; sensibilidade. 3. Disposição ou tendência para se ofender e se ressentir com (algo, geralmente sem importância); delicadeza, melindre. 4. Em física, é o coeficiente de proporcionalidade entre o campo magnético aplicado a um material e a sua magnetização.
4 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!