Gostou do artigo? Compartilhe!

Archives of Internal Medicine: vitamina C pode prevenir gota

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo prospectivo1 que acompanhou, ao longo de 20 vinte anos, quase 47 mil homens sem história prévia de gota2, mostrou que o consumo de vitamina3 C em altas doses está associado a menor risco de gota2, uma forma de artrite4 que cursa com aumento dos níveis sanguíneos de ácido úrico e está relacionada ao abuso de álcool, obesidade5, hipertensão arterial6 e dietas ricas em carnes e queijos. Os pesquisadores relatam que o uso de suplementos de vitamina3 C pode ser benéfico na prevenção desta patologia7.

Durante os 20 anos do estudo, foram documentados 1.317 casos de gota2 usando os critérios do American College of Rheumatology para diagnóstico8 desta patologia7. Comparados a homens com ingestão de vitamina3 C menor que 250 mg/dia, o risco relativo de gota2 foi 0,83 para um consumo de 500 a 999 mg/dia; 0,66 para um consumo de 1.000 a 1.499 e 0,55 para ingestão igual ou maior que 1.500 mg/dia. A vitamina3 C parece reduzir os níveis de ácido úrico no sangue9. Para cada aumento de 500mg/dia de ingestão de vitamina3 C houve uma redução de 17% no risco de gota2.

Fonte: Archives of Internal Medicine – Volume 169 - N° 5 de 9 de março de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Archives of Internal Medicine: vitamina C pode prevenir gota. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/30133/archives-of-internal-medicine-vitamina-c-pode-prevenir-gota.htm>. Acesso em: 19 set. 2019.

Complementos

1 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
2 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
5 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
6 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
7 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
8 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

11/06/2009 - Complemento feito por Jussara
Re: Archives of Internal Medicine: vitamina C pode prevenir gota
Informações de suma importância, tanto para leigos e até mesmo profissionais da área de saúde.

  • Entrar
  • Assinar