Atalho: 5TRG2KL
Gostou do artigo? Compartilhe!

The Lancet: 50% dos participantes de pesquisa com brasileiros e norte-americanos apresentaram o vírus HPV

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O estudo foi realizado em 1.159 homens do Brasil, México e Estados Unidos. Os resultados publicados no periódico The Lancet mostram 50% dos participantes infectados pelo papilomavírus humano (HPV), vírus1 que pode causar câncer2 no pênis3 e no ânus4. O vírus1 tem transmissão sexual e é mais conhecido pelas mulheres pela possibilidade de causar displasias ou câncer2 no colo do útero5 e verrugas genitais.

A história natural da infecção6 por este vírus1 em homens não é bem conhecida e esta informação é importante para as estratégias de prevenção da doença.  

A Dra. Anna Giuliano, do Instituto de Pesquisa e Centro de Câncer2 H Lee Moffitt, em Tampa, na Flórida, e colaboradores estudaram cerca de 1100 homens, entre 18 e 70 anos (idade média de 32 anos), residentes do Brasil, México ou Estados Unidos, HIV7 negativos e sem relato de câncer2, verrugas penianas ou anais no início da pesquisa. Eles foram avaliados a cada seis meses durante um período médio de 27,5 meses. Foram coletadas amostras de material do pênis3 e da bolsa escrotal para análise laboratorial do HPV. Nestes exames, 50% dos participantes apresentaram infecção6 pelo HPV em algum momento.

A infecção6 por cepas8 virais oncogênicas foi significativamente associada ao fato de ter várias parceiras sexuais femininas ao longo da vida e ao número de parceiros sexuais masculinos com prática de sexo anal (pelo menos três parceiros versus nenhum parceiro recente). A duração média da infecção6 pelo HPV foi de 7,5 meses para qualquer cepa9 de HPV e 12 meses para o sorotipo 16.

Atualmente o U.S. Centers for Disease Control and Prevention recomenda a vacinação contra HPV para meninas entre 11 e 26 anos. No Brasil, desde 2006, a vacina10 que protege contra a infecção6 pode ser aplicada em mulheres entre 9 e 26 anos.

Os dados do estudo mostram que seria interessante homens receberem a vacina10, pois protegeria a eles e aos seus parceiros (ou parceiras) sexuais.

Fonte: The Lancet – Publicação online de 1° de março de 2011

NEWS.MED.BR, 2011. The Lancet: 50% dos participantes de pesquisa com brasileiros e norte-americanos apresentaram o vírus HPV. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/174187/the-lancet-50-dos-participantes-de-pesquisa-com-brasileiros-e-norte-americanos-apresentaram-o-virus-hpv.htm>. Acesso em: 19 nov. 2019.

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pênis: Órgão reprodutor externo masculino. É composto por uma massa de tecido erétil encerrada em três compartimentos cilíndricos fibrosos. Dois destes compartimentos, os corpos cavernosos, ficam lado a lado ao longo da parte superior do órgão. O terceiro compartimento (na parte inferior), o corpo esponjoso, abriga a uretra.
4 Ânus: Segmento terminal do INTESTINO GROSSO, começando na ampola do RETO e terminando no ânus.
5 Colo do útero: Porção compreendendo o pescoço do ÚTERO (entre o ístmo inferior e a VAGINA), que forma o canal cervical.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
8 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
9 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
10 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
Gostou do artigo? Compartilhe!