Atalho: 5RC9YKK
Gostou do artigo? Compartilhe!

Saiba como escolher o PDA ideal para você

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Na escolha do PDA ideal você precisará colocar na balança diversos fatores. Este guia irá auxiliá-lo a fazer as perguntas certas na hora de comprar o aparelho que vai revolucionar sua rotina.


Primeiro passo: Você precisa definir para que você utilizará seu futuro PDA.

Toda nova tecnologia necessita, além de boa vontade, adaptação. Os PDA são equipamentos tão fáceis de usar quanto um telefone celular e podem realmente otimizar suas atividades. A primeira coisa que você precisa analisar antes de escolher um equipamento é a principal aplicação que você vai dar a ele. O exemplo que vamos utilizar daqui para a frente visa a utilização do seu PDA para acessar e editar dados em um prontuário eletrônico online.

Segundo passo: O PDA ideal para você tem que ser pequeno o bastante para ser carregado para qualquer lugar, mas com bateria suficiente pra não te deixar na mão1 quando você mais precisar. Veja abaixo algumas características que devem ser consideradas.

Dimensões
O tamanho dos PDAs não varia muito mas, para determinar o tamanho e formato ideal para você, veja como o aparelho fica na sua mão1, a intensidade da luminosidade, se é pesado ou frágil demais. Não deixe de reparar se o aparelho possui botões práticos para a navegação.

Visualização
As telas em preto-e-branco estão perdendo a atratividade com o lançamento de modelos em cores a preços razoáveis. As telas coloridas são melhores para a leitura por causa do contraste. Além disso, para visualização de recursos multimídia como, por exemplo, um prontuário eletrônico online, fique atento à resolução da tela. Dê preferência a modelos com resolução mínima de 320x320 pixels. Quanto melhor a resolução, maior a facilidade que você terá na utilização do seu prontuário. Outra consideração sobre a tela é o efeito em ambientes muito claros. As telas em cores lançadas há mais tempo ficavam quase ilegíveis, mas as de cristal líquido solucionaram este problema.

Capacidade de armazenamento
Se, além do prontuário eletrônico, você pretender usar seu PDA para armazenar apenas alguns arquivos e músicas em MP3, 16MB é o suficiente, a princípio. Se houver necessidade, posteriormente você pode adquirir um cartão de memória com maior capacidade. Para instalar jogos, opte por modelos com pelo menos 32MB. Os dispositivos da Palm que tocam MP3 geralmente vem com memória interna entre 16MB e 64MB.

Agilidade X Consumo
Um PDA com um processador eficiente é indispensável para rodar jogos, músicas ou baixar volumes grandes de dados rapidamente. Os modelos mais lentos satisfarão àqueles que usam os PDAs para tarefas rotineiras e não se ocupam esperar um instante a mais para realizá-las. Não tenha dúvidas de que os modelos mais rápidos são escolhas melhores. Mas não se esqueça de que alguns processadores mais rápidos tendem a consumir mais energia, reduzindo a vida útil da bateria.

Entrada de dados
Os vários sistemas de reconhecimento de escrita encontrados nos PDAs têm seus prós e contras. O melhor tipo depende da sua adaptação e do software que você irá utilizar. Já existem teclados dobráveis que podem ser levados no bolso e usados em diversas linhas de PDAs.

Terceiro Passo: agora é a hora de falarmos efetivamente das opções de tecnologia mais populares que irão permitir que você utilize seu prontuário eletrônico online.

Infravermelho
Os sensores infravermelho dos PDAs são usados para curtas distâncias. Você necessitará de uma linha de visão2 desobstruída para conectar os dois dispositivos, como acontece com o controle-remoto das tevês.

Bluetooth
Esta é uma tecnologia de conectividade sem fio que elimina os cabos usados para conectar os dispositivos digitais. Você se conecta por um celular com bluetooth e, com o PDA a um distância de até 10 metros do telefone, acessa à internet e trabalha normalmente com seu prontuário eletrônico online. Uma das grandes vantagens do Bluetooth é que, ao contrário do infravermelho, os sinais3 viajam através de barreiras. Benefício: você pode deixar seu telefone no bolso e ainda conectar seu PDA à internet.

Após considerar todos estes fatores, você disporá de todas as informações necessárias para escolher um PDA que com certeza valerá seu investimento. Para utilizar o prontuário eletrônico online através do seu novo PDA, entre em contato conosco e faça sua assinatura do HiDoctor4 NET, o único prontuário eletrônico do mercado a permitir que, além de acessar seus dados, você possa editá-los online.

Equipe de Redação Centralx5

NEWS.MED.BR, 2005. Saiba como escolher o PDA ideal para você. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/909/saiba-como-escolher-o-pda-ideal-para-voce.htm>. Acesso em: 8 dez. 2019.

Complementos

1 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 HiDoctor: Software para consultórios médicos inteligentes desenvolvido pela Centralx para auxiliar as atividades do consultório e apoiar os pacientes através de recursos exclusivos de comunicação.
5 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

14/04/2006 - Complemento feito por Glacy
Re: Saiba como escolher o PDA ideal para você
Adorei a matéria e ja estou indo comprar o meu PDA.

  • Entrar
  • Assinar