Ibope: 81% dos brasileiros de classe média confiam nos médicos (maior credibilidade atingida na pesquisa), 71% na igreja católica, 69% nas forças armadas - engenheiros e advogados ficam com 61% e 48%
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que a classe médica é a instituição com maior credibilidade na opinião do povo brasileiro, com um índice de 81% de confiança. Pela pesquisa, os médicos são mais confiáveis até mesmo que a Igreja Católica, segunda instituição com maior confiança (71%), seguida pelas Forças Armadas (69%). Entre os demais profissionais liberais avaliados, engenheiros e advogados alcançam índices de confiança de 61% e 48%, respectivamente.
Na outra ponta da tabela, entre as instituições nas quais os brasileiros menos confiam, aparecem os políticos com 90%, os partidos políticos (88%), a Câmara dos Deputados (81%), o Senado (76%) e a polícia (61%).
Segundo o Ibope, para chegar a esses números foram entrevistados, entre os dias 18 e 22 de agosto, 2.002 eleitores em 143 municípios do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Informações mais detalhadas sobre a pesquisa podem ser encontradas no site www.ibope.com.br.