Gostou do artigo? Compartilhe!

Erro médico: terceira principal causa de morte nos Estados Unidos?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O erro médico não está incluído nas declarações de óbito1 ou no ranking de causas de morte nos Estados Unidos, compiladas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Pesquisadores do Departamento de Cirurgia, da Johns Hopkins University School of Medicine, fizeram um estudo, publicado pelo British Medical Journal (BMJ), para avaliar a contribuição dos erros médicos para a mortalidade2 e chamar a atenção para a necessidade de conhecer melhor o assunto.

As certidões de óbito1 se baseiam na atribuição de uma Classificação Internacional de Doenças (CID) para as causas de morte. Como resultado, as causas de morte não associadas ao código CID, como os erros humanos, não são compiladas.

Uma revisão da literatura estimou eventos adversos evitáveis usando uma análise ponderada e descreveu uma faixa de incidência3 de 210.000-400.000 mortes por ano associadas a erros médicos com pacientes internados. Calculou-se uma taxa média de morte por erro médico de 251.454 por ano, o que sugere que o erro médico seja a terceira causa mais comum de morte nos EUA. Ficando atrás apenas das mortes por doenças cardíacas e câncer4.

O erro humano é inevitável. Embora não possamos eliminá-lo, podemos avaliar melhor o problema e projetar sistemas mais seguros que atenuem a sua frequência. Os sistemas para medir as estatísticas de morte devem ser revistos a fim de facilitar uma melhor compreensão das mortes decorrentes de erros humanos.

Fonte: BMJ, em 3 de maio de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. Erro médico: terceira principal causa de morte nos Estados Unidos?. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/829254/erro-medico-terceira-principal-causa-de-morte-nos-estados-unidos.htm>. Acesso em: 20 set. 2021.

Complementos

1 Óbito: Morte de pessoa; passamento, falecimento.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
Gostou do artigo? Compartilhe!