Atalho: 6B71JGP
Gostou do artigo? Compartilhe!

Admissões hospitalares ocorridas no fim de semana estão associadas a risco de morte dentro de trinta dias da internação, de acordo com The Royal Society of Medicine

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Para avaliar se as admissões hospitalares ocorridas nos dias do fim de semana estão associadas a um maior risco de morte dentro de 30 dias da internação, foi realizado um estudo observacional retrospectivo1 publicado pelo Journal of The Royal Society of Medicine

Todas as admissões hospitalares do English National Health Service (NHS) de 2009 e 2010 foram analisadas e os pacientes foram acompanhados por 30 dias após a admissão. 

Das 14.217.640 admissões incluídas na análise principal, constatou-se que houve 187.337 mortes dentro de 30 dias da internação. A admissão em dias de fim de semana (sábado e domingo) foi associada a um aumento considerável no risco de morte subsequente, em comparação com a admissão durante a semana (segunda a sexta-feira). Achados semelhantes foram observados em um conjunto menor de dados provenientes dos EUA. 

As conclusões mostram que admissões hospitalares ocorridas nos dias de fim de semana estão associadas a um aumento do risco de morte subsequente dentro de 30 dias da internação. Já a probabilidade de morte realmente ocorrer é menor em um dia de fim de semana do que em um dia no meio da semana. 

Fonte: Journal of The Royal Society of Medicine 

NEWS.MED.BR, 2012. Admissões hospitalares ocorridas no fim de semana estão associadas a risco de morte dentro de trinta dias da internação, de acordo com The Royal Society of Medicine. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/259095/admissoes-hospitalares-ocorridas-no-fim-de-semana-estao-associadas-a-risco-de-morte-dentro-de-trinta-dias-da-internacao-de-acordo-com-the-royal-society-of-medicine.htm>. Acesso em: 18 set. 2019.

Complementos

1 Retrospectivo: Relativo a fatos passados, que se volta para o passado.
Gostou do artigo? Compartilhe!