Atalho: 5XCJN41
Gostou do artigo? Compartilhe!

The Lancet publica série de artigos sobre a saúde pública brasileira

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O periódico britânico The Lancet publicou uma série de seis artigos que examinam as políticas de saúde1 pública brasileiras. O trabalho diz que o Brasil deu passos importantes desde 1988, quando o Sistema Único de Saúde1 (SUS) foi criado, e mostra onde estão os desafios futuros. Como diz o epidemiologista Cesar Victoria, coordenador do projeto, o desafio é político e requer engajamento contínuo da sociedade brasileira para assegurar o direito à saúde1 para todos os brasileiros.

A série foi preparada por 29 especialistas em saúde1 pública. Os destaques positivos ficam para o acesso universal à saúde1 pública, vacinação, melhorias na saúde1 materna e infantil, cuidados de emergência2 e redução de doenças infectocontagiosas como doença de Chagas3, esquistossomose4, diarréia5 infantil e Aids. Mas os índices de mortes violentas por acidente ou por uso de arma de fogo continuam altos, a obesidade6 está aumentando e as taxas de cesarianas realizadas são as maiores do mundo.

Fonte: The Lancet

NEWS.MED.BR, 2011. The Lancet publica série de artigos sobre a saúde pública brasileira. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/181575/the-lancet-publica-serie-de-artigos-sobre-a-saude-publica-brasileira.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
3 Doença de Chagas: Doença parasitária transmitida ao homem através da picada do Triatoma infestans (barbeiro). É endêmica em alguns países da América do Sul e associa-se a condições precárias de habitação. Produz em sua forma crônica um distúrbio cardíaco que termina por causar insuficiência cardíaca e distúrbios do ritmo cardíaco.
4 Esquistossomose: Doença produzida no homem por vermes do gênero Schistosoma, especialmente S. mansoni, S. haematobium e S. japonicum. No Brasil, há apenas a espécie Schistossoma mansoni, que causa diarreia, hepatomegalia e esplenomegalia.
5 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Gostou do artigo? Compartilhe!